segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Insônia – Quanto dormir?

Principais causas: estresse, alterações emocionais, depressão, ansiedade, arteriosclerose, hipertensão entre outras.

Conselhos: evite bebidas alcoólicas, fumo, café, chá-preto e alimentação “pesada” à noite. Faça caminhadas matinais, ou exercícios físicos leves.

Todo mundo diz que um adulto precisa dormir 8 horas por noite. Será assim para todos? O Dr. Peter Hauri garante que não. 

Ele afirma que cada pessoa sente necessidade de dormir uma determinada quantidade de horas por noite, e que isso é variável de uma pessoa pra outra. Em seus estudos, ele relata o caso de uma enfermeira americana de 70 anos de idade que dormia apenas uma hora por noite. 

Não cochilava durante o dia e achava um absurdo que as pessoas gastassem tanto tempo de suas vidas dormindo. Durante o dia ela era muito ativa e não demonstrava cansaço, embora dormisse tão pouco desde que era criança.

A tese do Dr. Peter Hauri é que cada pessoa precisa de uma quantidade especifica de horas para descansar. Alguns se satisfazem com poucas  horas, enquanto outros necessitam de até 12 horas de sono. Não há quantidade de horas de repouso comum a todas as pessoas. Mas se o seu organismo pede 8 horas de repouso, não o prejudique dormindo menos do que o necessário.

Tratamento
Tomar 4 xícaras de chá de erva-cidreira, camomila, poejo ou laranja diariamente. Use 20 gramas de folhas para 1 litro de água.

Maracujá – tomar 250ml de suco de maracujá adoçado com mel de abelhas, diariamente.
Alho – tomar água de alho. Amassar três dentes de alho e colocá-los de molho em 400ml de água durante seis horas. Coar e beber uma xícara de três em três horas.
Alface – tomar chá de alface diariamente. Durante o dia, tomar 3 copos de 200ml. À noite, tomar  1 xícara, morno e adoçado com mel de abelhas. Use 40 gramas de folhas e talos para 1 litro de água.

Créditos: livro “Saúde e Vida” de F. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário