quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Batata-doce – Previne o ganho de peso

Depois de colocar o arroz no prato, quem já não se deparou com a difícil tarefa de resistir á batata? 

Mas carboidrato com carboidrato significa mais açúcar no organismo e, portanto, possibilidades maiores de aumento de peso. 

No entanto, a boa noticia é que a batata-doce oferece um índice glicêmico menor e tem uma composição nutritiva mais rica do que a do tipo inglês.

Ela tem cinco vezes mais cálcio do que a batata-inglesa, sem contar que também oferece mais potássio e fibras. Com essas substâncias, os ossos, os músculos e o intestino são favorecidos. 

Entre as propriedades do alimento também estão o fósforo, que dá disposição, a vitamina A, que ajuda os olhos, os cabelos e a pele, a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e a vitamina E, um potente antioxidante que combate as doenças cardíacas e o envelhecimento. 

Entretanto, o seu principal nutriente é mesmo o carboidrato. Por isso, ela é muito consumida entre os esportistas, já que dá energia. E tem uma vantagem: de acordo com estudos científicos americanos, a liberação no sangue de glicose e de insulina, o hormônio que controla o açúcar, depois da ingestão da batata-doce, é mais lenta e contínua, o que previne o ganho de peso.

Recomenda-se o consumo de uma porção do alimento cozido com um pouco de açúcar antes do exercício físico.

Confira uma receita deliciosa:

Batata-doce aos murros em crosta de azeitonas
Ingredientes:
4 batatas-doces
300g de azeitonas pretas
160ml de azeite
10g de tomilho picado
2 abacates do tipo avocado
Sal a gosto
Pimenta a gosto
300ml de óleo de canola
1 gema de ovo
Gotas de limão 
80g de rúcula
20g de endro
10g de cebolinha
160g de tomate do tipo cereja
 20ml de suco de limão

Modo de preparo:
Para a salada, misture 60ml do azeite e o suco de limão. Reserve. Higienize a rúcula e corte os tomates ao meio. Tempere as folhas com o molho de azeite e limão e acrescente a cebolinha.

Para fazer a crosta de azeitonas, retire os seus caroços e pique-as. Junte o restante do azeite, o tomilho picado e reserve. Faça uma maionese com os dois abacates. Descasque-os e coloque-os no processador. Em seguida, passe a pasta que se formou em uma peneira. No liquidificador, jogue os abacates com a gema de ovo, o sal, a pimenta e as gotas de limão. 

Acrescente o óleo de canola aos poucos, com o liquidificador ligado. Reserve. Para preparar as batas-doces, cozinhe-as com a casca. Com a ajuda de um pano, aperte cada uma delas com a mão até que fiquem baixinhas, mas não esmigalhadas. Espalhe uma colher da crosta de azeitonas em cima. Em uma frigideira bem quente, doure as batatas – primeiro o lado da azeitona. Enfeite o prato com a maionese, disponha a batata-doce, finalize com a salada e decore com o endro.

Créditos: Imagem e receita: Chefe Felipe Mirasierras, do restaurante Praça São Lourenço (www.pracasaolourenco.com.br)

Créditos: Revista daHora dezembro 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário