Mas carboidrato com carboidrato significa mais açúcar no organismo e, portanto, possibilidades maiores de aumento de peso.
No entanto, a boa noticia é que a batata-doce oferece um índice glicêmico menor e tem uma composição nutritiva mais rica do que a do tipo inglês.
Ela tem cinco vezes mais cálcio do que a batata-inglesa, sem contar que também oferece mais potássio e fibras. Com essas substâncias, os ossos, os músculos e o intestino são favorecidos.
Entre as propriedades do alimento também estão o fósforo, que dá disposição, a vitamina A, que ajuda os olhos, os cabelos e a pele, a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e a vitamina E, um potente antioxidante que combate as doenças cardíacas e o envelhecimento.
Entretanto, o seu principal nutriente é mesmo o carboidrato. Por isso, ela é muito consumida entre os esportistas, já que dá energia. E tem uma vantagem: de acordo com estudos científicos americanos, a liberação no sangue de glicose e de insulina, o hormônio que controla o açúcar, depois da ingestão da batata-doce, é mais lenta e contínua, o que previne o ganho de peso.
Recomenda-se
o consumo de uma porção do alimento cozido com um pouco de açúcar antes do
exercício físico.
Confira
uma receita deliciosa:
Batata-doce
aos murros em crosta de azeitonas
Ingredientes:
4
batatas-doces
300g de
azeitonas pretas
160ml
de azeite
10g de tomilho picado
2
abacates do tipo avocado
Sal a
gosto
Pimenta
a gosto
300ml
de óleo de canola
1 gema
de ovo
Gotas de
limão
80g de rúcula
20g de
endro
10g de
cebolinha
160g de
tomate do tipo cereja
20ml de suco de limão
Modo de preparo:
Para a
salada, misture 60ml do azeite e o suco de limão. Reserve. Higienize a rúcula e
corte os tomates ao meio. Tempere as folhas com o molho de azeite e limão e
acrescente a cebolinha.
Para fazer a crosta de azeitonas, retire os seus caroços e pique-as. Junte o restante do azeite, o tomilho picado e reserve. Faça uma maionese com os dois abacates. Descasque-os e coloque-os no processador. Em seguida, passe a pasta que se formou em uma peneira. No liquidificador, jogue os abacates com a gema de ovo, o sal, a pimenta e as gotas de limão.
Acrescente o óleo de canola aos poucos, com o liquidificador ligado. Reserve. Para preparar as batas-doces, cozinhe-as com a casca. Com a ajuda de um pano, aperte cada uma delas com a mão até que fiquem baixinhas, mas não esmigalhadas. Espalhe uma colher da crosta de azeitonas
Créditos:
Imagem e receita: Chefe Felipe Mirasierras, do restaurante Praça São Lourenço (www.pracasaolourenco.com.br)
Créditos:
Revista daHora dezembro 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário