sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Como sair da depressão

Segundo projeções da Associação Mundial de Psiquiatria, em 2020 a depressão será a segunda doença mais comum no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.

A depressão é uma desordem afetiva, em que a pessoa sente persistente tristeza ou vazio, perda de interesse pela vida, sentimentos de culpa, dificuldade de concentração e memória e diminuição de energia. 

Algumas pessoas têm, inclusive, idéias suicidas quando parece não mais haver saída ou esperança de melhora.

A primeira opção de tratamento que as pessoas buscam são  os antidepressivos, como a fluoxetina e a venlafaxina. Em geral, eles apresentam efeitos adversos e não resolvem o problema em todos os casos.

Não importa quais forem as causas, a depressão tem solução. Porém, muitas vezes o segredo não está na farmácia ou no médico, mas numa maneira diferente de enxergar o sentido da vida e na resolução das causas e conflitos emocionais. 

A primeira coisa a ser feita é eliminar da mente os pensamentos negativos. Procure se concentrar nas coisas boas da sua vida. 

Pessoas deprimidas tendem a concentrar a sua atenção e energia em pequenos pontos negativos e torna-los muito maiores do que verdadeiramente são. Segundo, procure pensar em Deus e nos outros. 

Tire o foco de você e faça o bem a alguém. Terceiro, lembre-se que a vida tem sentido, existem pessoas que gostam de você, vale a pena viver e há esperança! 
Para Deus, você é muito importante. Ele tem um plano especial para a sua vida. Para descobri-lo, você precisa buscá-lo.
A dieta também influencia a saúde mental. Recentemente pesquisadores de Londres provaram que a comida processada e rica em gordura aumenta o risco de depressão em 58%. 

Pessoas com uma dieta rica em vegetais e frutas frescas têm chances menores de apresentar os sintomas.

Inclua os seguintes alimentos na dieta: arroz integral, repolho, couve, castanha do Pará, abóbora, feijão, frutas integrais e verduras cruas. Exponha-se ao sol 15 minutos por dia. 

Faça caminhadas ao ar livre. Se você não sente vontade para dar os primeiros passos, peça para alguém acompanha-lo (a).

A erva de São João (Hypericum perforatum) é ótima alternativa aos antidepressivos em casos de depressão leve a moderada, com eficácia comprovada e menos efeitos adversos. Entretanto, não é recomendado usa-la em combinação com outros antidepressivos e sem recomendação médica. 

E o mais importante: aprenda a lidar com os sentimentos. Sinta os sentimentos, mas sem deixar que eles o (a) dominem. Busque a paz com Deus e com as pessoas. 

Perdoe-se a si mesmo (a) e aos outros. Tenha paciência... Dias melhores virão!

Créditos: Dr. Luiz Fernando Sella

Um comentário:

  1. Oi, San achei muito boá a materia,sobre a depressão, elá dis tudo, mas o que mais provoca esse mal, e nada mais nada menos do que as tristezasdo nosso cotidiano.Parabens mais uma vez pois todos os asuntos que você aborda são de grande valia!!

    ResponderExcluir