sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Rejuvelac – A bebida viva

É uma bebida biogênica (que gera vida), resultante da fermentação de grãos germinados.
Tem sabor que lembra uma limonada suave, sem ser adocicada. É tão rico em vitaminas B, C e E e lactobacilos, que pode ser considerado um alimento completo. Os micro-organismos benéficos neles presentes, ajudam o organismo a digerir os alimentos e regularizam a flora intestinal. 

Estudos científicos comprovam que quando o corpo começa a envelhecer, deixa de produzir enzimas. Além do rejuvelac estar cheio de enzimas, o  ácido lático presente, destrói as bactérias intestinais nocivas e contribui para uma melhor digestão e assimilação dos nutrientes. 

Pode ser bebido à vontade e pode substituir a água. Também previne algumas doenças crônico-degenerativas da velhice.

Fazendo o rejuvelac
Você vai precisar de:
Uma peneira de plástico;
Uma jarra de vidro de boca larga, limpa, medindo um ou dois litros;
Uma tela de nylon ou um pano de algodão;
1 xícara de grãos de trigo;
Uma tira de elástico.

Lavar bem os grãos de trigo, numa peneira. É importante que sejam grãos orgânicos de trigo.
Deixar os grãos de trigo de molho por 8 horas.

Escorrer a água e colocar na peneira por mais 12 horas para iniciar a germinação. Molhe várias vezes.
Colocar os grãos germinados em uma jarra de  vidro e acrescentar água de boa qualidade até 5 vezes a quantia de grãos.  Manter num lugar fresco e semi-escuro.

Deixar por dois ou três dias (depende do clima quente) coberto com um pano e elástico ao redor.
Depois de dois dias, coar o líquido, pondo-o em um litro para ser tomado. Com os grãos, e mais um pouco do líquido fermentado,  pode colocar mais água e deixar por mais 24 horas formando o Rejuvelac número 2. Repetir o processo e fazer o rejuvelac número 3. 


Terminado o processo, você pode aproveitar os grãos germinados para incrementar a sua alimentação, ou usá-lo como adubo para as plantas.

O bom rejuvelac é líquido turvo, ligeiramente amarelo, com um sabor azedo de limonada. Após muito tempo de fermentação ele pode se tornar rançoso ou estragado. Se ele tiver um cheiro ou gosto rançoso, pode ter a certeza que ele estragou. Nesse caso, você tem que começar tudo de novo. Durante a fermentação é natural que pequenas bolhas apareçam ocasionalmente no líquido, é ligeiramente carbonatado.

É natural que uma camada de espuma branca se forme na superfície do Rejuvelac.Tal não é prejudicial e pode ser usado.  Pode ser mantido na geladeira desde alguns dias até uma semana, desde que o paladar seja ainda agradável a você. Beba antes ou entre as refeições para evitar a diluição dos sucos digestivos após as refeições.Você pode colocar um pouco de mel como adoçante e algum suco de beterraba para colorir, ou limão.

Texto adaptado
Imagem do copo: Tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário