sexta-feira, 25 de abril de 2014

Cinco alertas importantes para quem consome chá de folhas de oliva

1- Rastreabilidade
Exija rastreabilidade do produto - Algumas firmas de chá estão vendendo chá de folhas de oliva a granel, ou em potes sem procedência e que podem ser de qualquer lugar, e principalmente a inexistência de um controle fitossanitário efetivo. 

Existem também os que estão encapsulando até chá verde como folhas de oliva e o vendem bem baratinho, o problema é que isso é fraude! 

2 - Secagem
Dependendo da forma com que as folhas são secas, todas as propriedades se perdem.

3 – Agrotóxico
Orgânico é a única opção de segurança - As folhas de oliva são facilmente impregnadas com venenos de agrotóxicos e eles são utilizados maciçamente neste tipo de cultura aqui no Brasil ou Argentina, os venenos são depositados e ao longo do tempo trarão problemas no fígado, rins e neurológicos.

4 – Liberação dos princípios ativos
As folhas, mesmo com secagem dentro dos padrões de qualidade não liberam 5% dos seus 
princípios ativos, é preciso micronização de forma industrial. Essa transformação em pó e em varias granulométricas (medidas do pó) é o que vai garantir a liberação de todos os princípios ativos das folhas de oliva. Comprar folha a granel é ilusão, pois elas não funcionarão.

5 – Folhas de Oliva Verde
Não deve ser consumida é irritativa do sistema gástrico intestinal.

Os riscos da comercialização sem um conhecimento mais profundo das folhas de oliveira, estão induzindo o consumo sem cuidados, o que pode vir a ser prejudicial a sua saúde, antes dos benéficos maravilhosos que as folhas de oliveira podem proporcionar.

Créditos: Cosminho F. Pacetta – Pesquisador e Mestrando em Engenharia de Alimentos pela USP. Muitas outras informações estão publicadas em seu livro “Oliveira - A Árvore da Vida” (Editora Corpo e Mente, 2007). No trabalho publicado, Cosmo mostra que as folhas de oliveira micronizadas são ativos extremamente ricas em vários ativos, mas especialmente em Vitamina B6, Manganês, Zinco e vários outros minerais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário