segunda-feira, 28 de abril de 2014

Tratamento caseiro para caspa


É a conhecida descamação do couro cabeludo, com a produção de escamas de cor esbranquiçada, normalmente secas; se gordurosas tem o nome de seborreia. 

A caspa e a seborreia podem ter diversas causas, incluindo reações alérgicas ao leite e seus derivados, alterações no metabolismo das gorduras. 

Crianças pequenas também podem apresentar descamações, chamadas crostas lácteas. É necessário evitar os laticínios e os alimentos gordurosos em geral, substituindo-os por frutas frescas, saladas cruas, verduras e legumes crus, cereais integrais e água pura e fresca em abundância. Nos casos insistentes, procurar um dermatologista.

Recomendações:
• Fazer lavagens com chá concentrado de alecrim - ½ xícara das folhas secas para 1 litro de água. Ferver por 5 minutos e lavar a cabeça à noite, ao deitar, sem enxaguar.
• Aplicar vinagre de maçã de boa qualidade em fricções leves no couro cabeludo e só lavar após 2 horas. Fazer uma vez ao dia.
• Picar 2 folhas carnudas de babosa, passar no liquidificador com ½ copo de água, peneirar. Fazer fricções no couro cabeludo 1 vez ao dia.

Observação: as três recomendações podem ser feitas simultaneamente, nos horários recomendados.

• Para tratar a crosta láctea dos bebês, misture uma colher de sopa de flores de camomila a uma xícara de café de azeite de oliva e leve ao fogo, em banho-maria, por três horas. Coe num pano e esprema a massa de flores. Massageie gentilmente a cabeça da criança com o produto morno.

Créditos: Movimento Brasileiro de Ecovilas

Nenhum comentário:

Postar um comentário