quarta-feira, 21 de maio de 2014

Abacate – A proteína verde

Além de apetitoso, o abacate é rico em nutrientes: proteínas, ferro, hidrato de carbono, sais minerais e a vitamina A.

A polpa é rica em vitaminas A, B, C e D.
Contém açúcar, fitosterol, lecitina, tanino, ácidos oleico, linoleicos e paemíticos. 

Comer abacate regularmente abaixa a pressão arterial, reduz o colesterol. Possui o ácido oleico, principal componente da gordura monoinsaturada, bloqueia a toxidades do mau colesterol. Também possui glutationa, um antirradical livre, capaz de bloquear 30 agentes cancerígenos diferentes. É excelente para prisão de ventre. 

Perturbações digestivas, afecções dos rins, da pele e do fígado. Melhora o funcionamento da vesícula biliar, e é balsâmico.
Detém a queda de cabelo, contém testerol e lecitina, trata o couro cabeludo e fortalece o cabelo.

O pó do caroço do abacate torrado, e moído ou chá das folhas do abacate acabam rapidamente com a diarreia. O chá do caroço do abacate torrado e moído elimina verrugas e tênia “solitária”.
Preparo: 2 colheres (pequenas) em uma xícara (chá) com água morna, 3 vezes ao dia.

Para cefaleia ou nevralgia, colocar as folhas na água quente e depois de morna, embeber uma toalha de rosto e colocá-la sobre a cabeça. O resultado é imediato.
Experimente salada de abacate maduro e firme (não mole) temperado com azeite de oliva, cebola, azeitonas. É uma delicia sem limão.

Créditos:  Professora Suely de Oliveira Pereira

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A coisa mais difícil de ver é precisamente o que está diante dos seus olhos. Goethe

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