sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cuidados diários para o controle de peso

Faça 5 a 6 refeições ao dia: sendo 3 principais: café da manhã, almoço e jantar; e três pequenos lanches intermediários. Refeições leves e equilibradas ajudarão no controle do peso e do apetite.

Coma em intervalos regulares: o ideal é fazer uma refeição a cada 3 ou 4 horas, em horários regulares. Isso reduzirá a chance de “beliscar” alimentos entre as refeições.

Coma devagar, mastigando bem os alimentos: assim você ficará satisfeita com refeições menores. Evite comer fazendo outras atividades como na frente da TV, computador, ao telefone.

Troque o açúcar por adoçante de stévia 100%  natural, mel ou melado de cana de açúcar. Evite sucos industrializados ou refrigerantes.
Dê preferência às preparações assadas, grelhadas ou cozidas no vapor.
Evite frituras.

Evite o excesso de preparações muito gordurosas: O consumo de pizzas, lanches, fast food, churrasco, massas recheadas ou frituras não deve ultrapassar 1 vez por semana (escolha uma opção por semana).

Evite o excesso de gorduras animais: retire a gordura visível das carnes e a pele das aves antes do preparo; troque o leite e iogurte integral pelos desnatados e os queijos amarelos (mussarela, prato) pelos queijos brancos (minas, ricota). Evite cozinhar com gorduras animais como creme de leite, manteiga, toucinho, bacon ou banha.

Prefira óleos vegetais ou margarina light, sempre em pequena quantidade.
Evite o uso de óleos e temperos industrializados na salada: utilize pouco sal, vinagre e apenas 1 colher (sopa) de azeite. Temperos naturais como orégano, manjericão, salsinha, hortelã, sálvia, alecrim, cebolinha, à vontade.

Evite temperos industrializados, enlatados, frios e embutidos: são ricos em sódio e perigosos para pessoas com predisposição a pressão alta.
Beba bastante líquido: água filtrada, sucos e chás para hidratar-se, diminuir a retenção de líquidos e ajudar no bom funcionamento intestinal. É essencial tomar pelo menos 2 litros de líquidos por dia. A urina clara é bom sinal de hidratação!

Durante as refeições beba no máximo 1 copo pequeno.
Evite ter em casa alimentos calóricos e pobres em nutrientes: como bolachas recheadas, doces, salgadinhos de pacote, frios, embutidos. 

Assim você se protege do risco de um ataque surpresa na hora de fome. Nos intervalos das refeições (lanches intermediários) você pode consumir: 1 fruta ou 1 copo de leite desnatado ou iogurte, ou 4 a 5 biscoitos integrais com chá.
Pratique atividade física: caminhar 3 vezes por semana, 40 minutos por dia já é um ótimo começo!

Sugestão da nutricionista: Helen Rose Pereira CRN 15941

Bambamel Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário