segunda-feira, 26 de maio de 2014

Coma uma maçã por dia

Estudos confirmaram recentemente que os adultos que acrescentaram maçãs e suco de maçã em suas dietas tiveram reduzido o risco de doença cardíaca em apenas algumas semanas. 

Este estudo mostrou que o consumo diário de duas maçãs ou 12 ml de suco de maçã reduz a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) em homens e mulheres saudáveis. 

É uma fonte rica em flavonoides e polifenóis, que são antioxidantes poderosos que podem ajudar a combater câncer. Estudos mostram que ao comer 100g de maçã, você poderá ter um efeito antioxidante igual ao de 1.500 mg de vitamina C. 

Contêm:
Uma grande quantidade de minerais e vitaminas que podem fortalecer o sangue; 
Ácido málico e tartárico, que podem ajudar a prevenir os distúrbios do fígado e digestão. 

Além disso a maçã tem sido recomendada para: obesidade, dor de cabeça, artrite, asma brônquica, inflamação da bexiga, gonorréia, anemia,tuberculose, insônia, catarro, pedras da vesícula biliar, vermes e halitose. 

Maçãs por serem ricas em fibras ajudam na digestão, o consumo regular garante evacuações suaves e auxilia na prevenção da constipação e distúrbios do estômago. São úteis no tratamento da anemia, que é a deficiência de hemoglobina no sangue que pode aumentar com a ingestão de dieta rica em ferro.

Ajuda na desintoxicação do organismo e melhora a saúde em geral. 
Limpa dos dentes e gengivas e reduz a incidência de cáries. 
Eficaz no tratamento da gota, disenteria e reumatismo. 

Valor nutricional por 100 gramas: 
Vitamina A 900 I.U. 
Vitamina B Tiamina 07 mg
Vitamina C 5 mg
Cálcio 6 mg
Ferro 3 mg
Fósforo 10 mg
Potássio 130 mg
Carboidratos 14,9 mg
Calorias 58 

Contém minerais como o magnésio, cobre, manganês, cobre, cálcio, ferro, potássio e fósforo em quantidades pequenas. Contém fibras dietéticas, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim. É rica em vitamina A e vitamina C. A concentração da vitamina 

A é maior na pele, a concentração da vitamina C é maior, logo abaixo da pele. Daí a pele da maçã não deve ser descartada. Outras vitaminas presentes na maçã são a  vitamina K, tiamina, riboflavina e vitamina B6.

Por não possuir uma quantidade elevada de calorias é uma excelente fonte de energia. O teor calórico varia conforme o tipo de maçã. Além disso, a maçã contém açúcares que são facilmente absorvidos pelo organismo. Pessoas debilitadas ou em recuperação são muitas vezes aconselhados a comer maçãs para ganhar peso e rápida recuperação.
  
Créditos: Livro “ A cura pelas plantas” por Marcelo Riggoti

Um comentário:

  1. San, valeu pela dica!
    Eu achava que a maçã prendesse o intestino. Vou comer todos os dias. Estou com problemas sério de intestino preso.

    Bjs, Silvia

    ResponderExcluir