segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Frutas frescas – Frutas secas (segredos culinários)

Lave os morangos sempre antes de tirar os talinhos, para que não percam o suco.

Coloque os morangos por alguns minutos numa solução de água e vinagre. Assim eles ficarão limpos e com uma aparência mais saudável.

Quando você cortar um limão e não usar uma das partes, guarde na geladeira a parte cortada virada para baixo. Assim, o limão ficará mais conservado.
Não estrague um limão inteiro se você for usar apenas algumas gotas. Faça um furinho com um palito, use o que precisar e tampe com o mesmo palito.
Quando você ralar a casca de um limão, nunca chegue até a parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o doce.

O melão, quando cortado, absorve odores de outros alimentos. Para que isso não aconteça, envolva-o em papel alumino e guarde em recipiente de plástico na geladeira.
Os melões ficarão mais saborosos se forem servidos bem gelados. Por isso, deixe-os na geladeira durante dois dias antes de servir.

Cozinhe cascas de maçã com alguns cravos-da-índia, pedaços de canela em pau e com uma colher de mel. Depois bata no liquidificador. Você terá um delicioso molho para cobrir pudins e panquecas.
Com cascas de maçã você poderá preparar um agradável chá e também um saboroso refresco.
Corte as maçãs ao meio, retire o centro e as sementes. Coloque numa panela e cubra com água. Depois de dez minutos, as cascas estarão soltas, podendo ser removias facilmente com a ponta de uma faca.

Nunca lave uma fruta para ser guardada na geladeira. Lave somente na hora de comer, assim ela se conservará por mais tempo.
Para conservar por mais tempo as frutas, guarde-as na geladeira. Mas, antes, embrulhe uma por uma em papel alumínio.

Para que o caqui amadureça mais depressa, pingue uma gota de vinagre no lugar onde estava o cabo e embrulhe em um jornal.

Antes de fritar, passe as bananas em farinha de trigo. Assim, elas não ficarão encharcadas de gordura.
A banana na salada de frutas não ficará escura se você cobrir com suco de limão e açúcar.

Para fazer doce, deixe as laranjas mergulhadas em água quente durante cinco minutos, antes de descascar. A pele branca sairá facilmente junto com a casca.

Uma maneira bem fácil de moer o amendoim torrado para fazer cajuzinho ou paçoca: bata-o aos poucos no liquidificador. Você verá que é muito mais prático do que usar a máquina de moer carne.

Para o mamão amadurecer mais rápido, faça riscos com uma faca em volta da fruta, no sentido do comprimento, e embrulhe com um jornal.

Se você colocar a polpa do maracujá dentro do liquidificador e ligar e desligar rapidamente várias vezes, as sementes se soltarão da polpa. Depois, é só coar.

Faça um suco de abacaxi diferente: coloque as cascas da fruta de molho em um litro de água. Deixe de um dia para o outro na geladeira. Depois coe e adoce a gosto.

Frutas secas
Deixe as passas numa peneira sobre o vapor da água fervente por cinco minutos. Elas ficarão mais macias e saborosas.
Polvilhe as passas com farinha de trigo antes de colocar na massa do bolo. Elas ficarão concentradas no fundo da forma.

Deixe as nozes por uma noite inteira dentro do congelador. Quebre enquanto elas ainda estiverem geladas. As nozes sairão inteiras das cascas.

Coloque os pinhões num recipiente com água e deixe ferver. Escorra, coloque água fria e deixe cozinhar. Não coloque sal, senão os pinhões endurecem. Depois de quarenta minutos, eles estarão cozidos e abertos.

Cozinhe as castanhas numa panela de pressão. Quando estiverem prontas, escorra a água quente e deixe as castanhas em água gelada por algum tempo. As cascas se soltarão facilmente.


Créditos: Edição especial  - “500 segredos culinários”

2 comentários:

  1. Muito bom amiga, preciso comer mais frutas, as fibras estão fazendo falta no meu organismo...um bjo

    ResponderExcluir

A coisa mais difícil de ver é precisamente o que está diante dos seus olhos. Goethe

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...