segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Mel do Melato da Bracatinga - Mel para diabéticos

A Bracatinga (Mimosa Scabrella Benth) é uma árvore de médio porte, nativa e abundante na região serrana de Santa Catarina, a única ocorrência no mundo. 

Seu florescimento se dá nos meses de Julho a Setembro, apresentando flores pequenas e amarelas com acentuado perfume, fornecendo abundante quantidade de néctar e pólen. 

Neste período de inverno, é a única flor que as geadas não queimam, tendo-se portanto, a certeza de que o mel obtido é exclusivamente oriundo desta flor.

É um mel amargoso de cristalização pastosa, coloração parda, com aroma e sabor característico, não sendo muito agradável ao paladar, mas considerado como o mel mais forte, nutritivo e medicinal que se tem notícia.  Difere do mel floral em vários aspectos: por exemplo, o mel de melato possui menor teor de glicose, razão pela qual usualmente não cristaliza e também apresenta menor teor de frutose.

Pesquisas e exames realizados em laboratórios da Alemanha e Países Árabes acusaram a presença de três componentes adicionais, não identificados porém de comprovado valor terapêutico, atestado pela considerável quantidade que estes países importam do Brasil e utilizam para fins medicinais. 

É um mel muito próprio para adoçar o café, por quem aboliu o uso de açúcar, uma vez que o amargo dele é absorvido pelo amargo do café, sem alterar o sabor deste. Também para fazer aperitivos, batidas, caipirinhas. É muito usado, justamente por causa do seu amargor, ajudando a despertar o apetite e facilitar a digestão.

Em resumo, trata-se de um produto sui-generis de comprovado valor terapêutico, disputado por povos que já tomaram consciência de suas virtudes. O único país a possuí-lo é o Brasil. Altamente valorizado no mercado europeu, sendo assim um dos méis mais bem pagos pela sua já falada exclusividade e qualidade.

Pessoas portadoras de diabete ou hipoglicemia conseguiram rapidamente equilibrar o teor da glicose no sangue, motivo por que se recomenda a quem sofre desses males, o que não acontece com o mel convencional, que apenas não é contra indicado, porém não recomendado.

Outros benefícios 
Com a elevada riqueza nutritiva pelos seus elementos componentes, vitaminas, aminoácidos (essenciais ao organismo) e sais minerais, o mel proporciona ao organismo humano:
Fonte imediata de energia, fortalece e regula as funções intestinais, fortalece os ossos, estimula a atividade cerebral, melhora a memória, fortifica o organismo em geral criando resistência contra gripes e resfriados.


Tem ação bactericida e antibiótica, facilita o equilíbrio biológico do corpo humano tornando a vida mais saudável.

Créditos: Dr. Marcio Bontempo (beijafloralimentos) – Bambamel Natural

26 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Rhuanne. Procure-me no YouTube: 01 Projeto Caixa de Abelhas até 42 Projeto Caixa de Abelhas. Mel de Aroeira cura gastrite (ede_panizzi@yahoo.com.br)

      Excluir
  2. Olá, bom dia, sou laboratorista numa empresa, exportamos mel para varios lugares, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha. tenho interesse em saber mais sobre os meis de melato, se você puder me ajudar de alguma forma ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rhuanne!
      Segundo a classificação do mel de melato no Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos de Campinas, melato é um vocábulo que, em biologia, refere-se às excreções, em forma de líquidos açucarados, de um grande número de espécies de homópteros que vivem como parasitas sugadores da seiva elaborada do floema das plantas. Estes líquidos açucarados que são procurados e colhidos pelas abelhas como se fossem néctar, passam pelos mesmos processos enzimáticos. O produto final, entretanto, é diferente nas suas propriedades físico-químicas e constitui o mel de melato.
      O mel de melato difere do mel floral em vários aspectos: por exemplo, o mel de melato possui menor teor de glicose, apresenta também menor teor de frutose, maior teor de oligossacarídeos e de cinzas, maior pH e maior teor de nitrogênio.
      Em Santa Catarina é produzido de dois em dois anos, época que corresponde ao ciclo da cochonilha. Além da bracatinga há também produção de melato a partir do ingá. Como regiões produtoras de mel de melato podem ser citados Planalto Sul, Município de Bom Retiro, Urubici, Vale do Canoas, Lages, Painel, Pocama do Sul, S. Joaquim, Santa Terezinha e Alto Vale do Itajaí. Seria interessante um estudo minucioso, junto a estas regiões produtoras, para maior conhecimento.
      Agradeço sua visita.
      Abraço

      Excluir
    2. Onde encontro este mel para comprar? Moro em Floripa

      Excluir
    3. Olá Rita, tudo bem? meu nome é Robson e sou consumidor desse mel que realmente é magnífico.
      Aqui em Floripa você poderá encontrar nas seguintes feiras na barraca da Eco Mel.
      Na UFSC na feira orgânica que acontece todas as quartas feiras das 7:00 às 19:00h.
      Na Lagoa da Conceição na pracinha a feira acontece todos os sábados e domingos, mas caso você prefira na lagoa melhor aos domingos.
      Na Beira Mar Norte ao domingos.
      Na Palhoça Feira de Artesanatos Pedra Branca entrando no facebook você terá acesso as datas e envie mensagem ok. No sábado agora 21/10/2017 terá feira na Pedra Branca. Em todas as feiras mencionadas nós tbm estaremos presente Retrô Quadros e Placas Decorativas se lembrar faça uma visitinha pra gente tbm ok. Espero ter ajudado. bj.

      Excluir
    4. Eu comprei na associação dos apicultores de Curitiba. Lá tem tudo que é de apicultura, fica perto do antigo shopping Total do Portão, do Habib's

      Excluir
  3. Bom dia
    Sou Rislaine Corrêa da Silva Sou filha de um apicultor da região do Planalto Serrano , em especial Urupema nós colhemos mel de melato e enviamos amostras para a faculdade UFSC , que a mais de dois anos fazem pesquisas laboratoriais sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jovets!
      Muito obrigada por sua informação e seu carinho!
      Abraço

      Excluir
  4. Sou Maria do Socorro Cavalcanti Lima Claudino da cidade de Recife-PE e gostaria de obter 01 kg de mel de melato. OBS: Sou diabética leve e gostaria de experimentar o produto.
    Meu endereço para e mail é socorroclaudino67@gmail.com e meu endereço é Rua Pedro Américo, 260 ap.104 do Ed.Bela Vista - Bongi - Recife-PE cep: 50751340. Fiz o pedido mas não acusou no e mail.
    Grata,
    Socorro Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Maria do Socorro. Entre em contato pelo telefone (48) 3521-0723. Apis Nativa Agroindustrial Exportadora Ltda. (Prodapys Industrial).
      R. Irineu Bornhausem, Araranguá - SC, 88900-000, Brasil.
      Obrigada pelo carinho.
      Abraço

      Excluir
    2. olá quem quiser tenho mel de bracatinga. sou do rio e envio para qualquer estado.a fabrica do meu mel é a prodapys considerado o melhor mel de bracatinga do mundo.
      contato whats up 21 98433 6982.

      Excluir
    3. Bom dia. Sou proprietário da Empresa Mel de Urubici - MEI e comercializo mel na região metropolitana de Florianópolis, inclusive o MEL DA BRACATINGA, indicado para diabéticos, cfe o artigo acima.
      (48) 99178-5625
      E-mail: m.urubici@yahoo.com
      Soli A. Martins

      Excluir
  5. Olá bom dia, sou Mara Marangoni, de são jose´dos campos - sp, sou educadora física, e trabalho com diabéticos, preciso de uma orientação, mesmo para quem esta com a glicose em constante variação, teve troca de medicação, a alimentação está sendo controlados,podemos substituir o adoçante por esse mel de bracatinga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mara!
      Pesquisas e exames realizados em laboratórios da Alemanha e países árabes comprovaram valor terapêutico, atestado pela considerável quantidade que importam do Brasil - que pessoas portadoras de diabete ou hipoglicemia conseguiram equilibrar o teor de glicose no sangue. Por gentileza, procure um especialista, para maiores orientações sobre a dosagem diária.
      Agradeço por sua visita!
      Abraço

      Excluir
  6. A Bracatinga também existe no Paraná, região de Irati.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Boa tarde, Rita!
      Telefone: (48)3521-0723
      E-mail: sac@prodapys.com.br
      Loja virtual: www.prodapys.com.br

      Abraço

      Excluir
  8. Tenho hiperglicemia.posso fazer uso do mel?

    ResponderExcluir
  9. Sou diabética .hiperglicemia.posso fazer uso do mel de melato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!
      Conheço pessoas diabéticas que fazem uso do mel de bracatinga, mas todas procuraram orientações de um especialista. Por gentileza, é o que eu recomendo para sua segurança.

      Obrigada pela visita!
      Abraço!

      Excluir
  10. O mel é uma delícia!Mas tenho medo de usá lo porque a minha glicemia é alta,120.Já falei com médicos mas nenhum deles ouviu falar desse mel,acho estranho isso,já que foi feito pesquisa na Alemanha e nos Países árabes,por que a informação não chegou até eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Myriam!
      Lamento, mas não sei responder o porquê. Sei que além da sua notoriedade, apicultores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná trabalham juntos, além da Epagri-SC, com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) e Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (Faasc), com foco na conquista da Indicação Geográfica (IG) desse produto raro e valioso, até o final de 2019.

      Conforme conceito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o registro de IG “é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado”.

      Trata-se de “produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é a órgão estatal que concede o registro e emite o certificado.

      Agradeço a sua visita!

      Excluir
  11. Gostaria de saber q outro profissional poderia buscar a orientação o dosagem do mel p diabéticos. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Um médico especialista em nutrição ou que entenda sobre alimentação saudável.

      Muito obrigada

      Excluir
  12. Onde posso encontrar. Sou de Belo Horizonte. Minas Gerais

    ResponderExcluir