quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Dicas anti-idade para um visual jovem e saudável

Durma bem:  uma simples noite mal dormida pode ocasionar oleosidade excessiva, espinhas, cravos, bolsas, olheiras e até dificuldade de fixar a maquiagem na pele. 

Com o passar do tempo, há um desgaste no colágeno, levando à flacidez. Cremes com vitamina C e ácidos retinóico e glicólico ajudam a reabilitar a pele.

Coma bem: atenção ao que coloca no prato. Mantenha uma alimentação rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, receita certa que reverte os danos e melhora a qualidade da pele. 

Não prive o seu paladar do que é bom para seu corpo. Portanto, saiba que não podem faltar no dia-a-dia: vitamina C (acerola e kiwi); E (nozes e milho); A (abóbora e damasco seco); selênio (fígado e castanha-do-pará); zinco (ostras e leite); bioflavonóides (uvas escuras e frutas cítricas); catequinas (morango e chá verde); e isoflavonas (soja).

Ame-se! Resgate a sua auto-estima estabelecendo uma conexão com seu corpo, sua mente, e seu espírito, com terapias corporais holísticas, como a eutonia, que equilibra o tônus muscular, o rolfing, que realinha o corpo, ou a reeducação postural global, que corrige os movimentos.

Explore a romã. Esta fruta contém ácido elágico, potente anioxidante que aumenta em 25% o fator de proteção do filtro que você espalha na pele. Este ácido potencializa os níveis de glutationa, antioxidante natural produzido pelo organismo, que protege o DNA das células.

Proteja-se do sol! Passar filtro solar diariamente evita o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Aplique FPS 15 no rosto, pescoço, braços e mãos. Também invista em maquiagem (base, pó e batom) com filtro. Na praia, o fator de proteção aumenta para 30 no rosto e 15 no corpo. Reaplique depois de entrar na água.

Não esqueça o pescoço. Aplique diariamente cosméticos com DMAE na região toda, até atrás da orelha. É nessa parte que a ação do produto vai se intensificar e ‘segurar’ a pele do pescoço. Lembre-se que o cuidado com a face estende-se até o colo.

Pare de fumar! O cigarro leva quase 5 mil substâncias tóxicas para dentro do organismo, prejudicando a saúde e a pele. Pesquisadores constataram que o excesso de nicotina diminui a circulação sanguínea da face, modifica a cor da pele, e acelera a formação de rugas, pois mata o DNA das células. Aqui nos Estados Unidos, os cirurgiões plásticos evitam realizar cirurgias em quem fuma. Lembre-se que fazer biquinho para fumar reforça os sulcos ao redor da boca.

Rejuvenesça o olhar! Mantenha as sobrancelhas bem alinhadas. As com ângulo muito fechado, curtas, finíssimas ou bem afastadas uma da outra podem acrescentar vários anos à sua aparência. 


Em casa, apenas limpe a região entre elas. Mais vale uma sobrancelha por fazer do que com formato esquisito.

Depois da menopausa, dobre os cuidados com a pele, que com a deficiência hormonal perde 2,1% de colágeno por ano, afina e resseca. Tire proveito das substâncias que agem como repositores hormonais. O extrato da flor de íris, hidrata e diminui a profundidade das rugas.

Troque o café por cacau. Segundo o dermatologista Nicholas Perricone, bastam 2 xícaras de café para aumentar os níveis de cortisol (o hormônio do stress) no organismo e contribuir para o ganho de peso. Já o cacau em pó é poderoso! Ele tem o dobro dos antioxidantes encontrados no vinho e cinco vezes mais do que os presentes no chá verde. Coma de vez em quando pequenas quantidades de chocolate amargo, bem escuro.

Faça exercícios. Após os 25 anos, quem não pratica atividades físicas regularmente pode perder até 500 gramas de massa muscular por ano. O ideal seria se exercitar pelo menos cinco vezes por semana durante 30 minutos, mas, se você tem só dez minutos três vezes por semana, também ajuda. Em excesso, porém, o feitiço vira contra o feiticeiro: muito esforço acelera a oxidação e o corpo envelhece.

Preserve o coração com resveratrol, polifenol extraído da uva vermelha. Pesquisas revelam que ele retarda o envelhecimento das células e favorece a produção de HDL (colesterol bom).


Anote um suco antienvelhecimento: 3 couves-de-bruxelas + 1 florete de brócolis + 4 cenouras + 1/2 beterraba. Os dois primeiros ingredientes são antioxidantes, e os dois últimos ricos em fibras. Passar pela centrífuga, ou liquidificador com meio copo de água e tomar todos os dias em jejum.

Tire o cansaço do rosto com uma exfoliação caseira. Uma receita simples e eficiente: misture açúcar com iogurte natural gelado e aplique. Enxágue. Finalize com uma máscara com polifenóis: junte 3 colheres (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinho tinto. Espere dez minutos e remova com água fria.

Hidrate a pele. A principal diferença entre a pele envelhecida e a nova é a hidratação. Mas, com o envelhecimento, não adianta tomar litros de água, pois a capacidade de absorção da pele diminui. Escolha hidratantes com ácidos hialurônico e glicólico que fixam a água na pele.

Pratique Ioga! Algumas posturas combatem as rugas já formadas. As invertidas (a pessoa fica com a cabeça para baixo e as pernas para cima) aliviam o peso da gravidade nos músculos, descontraídos. Aproveite a lista de benefícios da ioga: aumento de flexibilidade, força, e paz de espírito.

Sorria. Pessoas com bom humor armazenam energia positiva. Por isso, cuide bem dos dentes (manchados ou amarelados envelhecem). Além disso, rugas ao redor dos lábios podem ser causadas por obturações malfeitas e desgaste dos dentes.

Medite, entre em contato com a natureza, ame e seja amado. Seja feliz! A felicidade produz um efeito estimulante no organismo, melhorando o tônus muscular, a oxigenação e o funcionamento dos órgãos.


Créditos: Delane Ramos Bióloga e Esteticista Clínica. Delane é formada em Biologia pelo Rollins College e trabalha como Esteticista.

Um comentário: