segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Para amar os livros

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.” Bill Gates

Quem lê desde cedo só tem a ganhar: aprende a escrever melhor, turbina a imaginação, enriquece o vocabulário, desenvolve o raciocínio, o senso crítico e muito mais. 

O hábito da leitura ajuda a manter o rendimento escolar em nível alto, além de despertar no estudante uma nova postura sobre tudo aquilo que o mundo apresenta.

Ler é sobretudo, uma grande fonte de prazer em todas as fases da vida. Pode parecer exagero, mas tomar contato com os livros desde bebezinho faz toda a diferença para o futuro adulto, tanto sob o ponto de vista mental quanto emocional. 

Pegar o filho no colo, abrir as páginas cheias de desenhos coloridos, ler em voz alta, mudar a entonação, rir... São momentos mágicos que levam o pequeno a aprender a amar a leitura e, de quebra, fortalecem os laços de afeto entre pais e filhos.

O educador francês Daniel Pennac, na obra Como um Romance (Editora Rocco), afirma que, quando o pai senta ao lado do filho para ler um conto de fadas, estabelece-se uma tríade – livro, leitor e ouvinte/leitor – e esse tipo de experiência fortalece as relações familiares, afinal, todos vão se divertir juntos. 

Trata-se de um momento de enorme aconchego e troca.

O gosto pela leitura e a paixão pelos livros é um comportamento adquirido no lar e na escola. Entretanto, a ação dos pais, desde que contínua e persistente, tem um poder imenso na conquista e na preservação desse comportamento.

Créditos: Revista Nestlé

Um comentário:

  1. Bom, dia minha querida amiga, gostei muito da matéria que você postou sobre a leitura.pois a base do aprendizado esta nos livros, e lendo que se aprende, e que se pode passar algo para as outras pessoas!!! Bjsss
    Eva Da Silva Couto

    ResponderExcluir