quarta-feira, 22 de abril de 2015

Escova de dentes ou microzoológico?

Alguma vez você já imaginou que sua escova de dentes pode parecer um zoológico? 

Mesmo que seja um de miniatura: milhares de vírus e bactérias, invisíveis aos nossos olhos, se proliferam em suas cerdas… e é uma sorte que não possamos vê-los, pois seria muito desagradável! 

De qualquer maneira, é importante saber disso para tomar as devidas precauções, como desinfetar a escova regularmente e trocá-la a cada três meses. Conheça o que pode ser encontrado em escovas.

Umidade: é aconselhável tentar evitar isso, pois a umidade na escova aumenta a probabilidade de proliferação de bactérias, vírus e fungos, de modo que nós devemos tentar mantê-la o mais seco possível. 

Como conseguir isso? Você pode ter duas escovas, alternando-as diariamente, permitindo que a que não está em uso possa secar adequadamente. Nós também podemos evitar deixá-las tampadas ou em lugar com pouca ventilação.

Vírus de papiloma humano (HPV): o vírus está relacionado com o câncer cervical, de esôfago e também o oral. Para evitar sua proliferação, é importante deixar a escova secar completamente, pois desta forma o vírus morre.

Herpes: o responsável pelas famosas feridas labiais. Vale esclarecer que o herpes é um vírus e não uma bactéria. A principal diferença é que ele encontra-se em cápsulas e tecnicamente não está vivo. O que aumenta a sua proliferação é sua reprodução com nossas células. 

Pseudomonas e Lactobacilos: ambas as bactérias estão associadas com pneumonia e podem ser encontradas principalmente em hospitais. 

Os lactobacilos são vistos como bons, porque os associamos com a cura de algumas doenças, mas eles também são a causa do desconforto dental e mau hálito. 

Pseudomonas podem causar infecções oculares, principalmente quando as lentes de contato são usados mal higienizadas.

Staphylococcus Aureus: é uma bactéria que vive na pele e na garganta, e pode causar a fasciite necrosante, uma doença causada por bactérias que se alimentam da pele. A bactéria entra através de uma ferida aberta, infectando o corpo. Normalmente ataca pessoas com sistema imunológico enfraquecido, mas é recomendado ter cuidado. 

E.Coli: esta bactéria, associada com fezes, também pode estar em sua escova de dentes porque elas compartilham o mesmo espaço: o banheiro. Esse microorganismo pode transcorrer até dois metros de distância e pode causar doenças gastrointestinais. 


Esta é uma das razões para mudar a escova de dentes a cada três meses, pois as bactérias podem tornar-se mais resistentes aos ativos antimicrobianos existentes nos anti-sépticos bucais, cremes dentais e até mesmo antibióticos. 

Sangue: vem de suas gengivas, mais comumente quando há casos de gengivite, que flui das feridas para a escova. Mesmo que você a limpe com água corrente, pequenas partículas caem frequentemente entre as cerdas.

Restos de comida: as sobras de comida são um ótimo alimento para as bactérias que vivem em sua escova de dentes. Para evitar isso, recomenda-se o uso de fio dental antes da escovação para reduzir ao mínimo os resíduos que ficam na escova.

Créditos: Saúde Bucal

3 comentários:

  1. Sempre procuro trocar as escovas aqui de casa...e muito perigoso mesmo!!! Bjo amiga fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. Como faco pra desinfetar minha escova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Caroline!
      Não enxugue em toalhas que estão no banheiro, pois podem estar contaminadas também. Procure apenas retirar o excesso de água batendo o cabo da escova na pia.
      Borrife a escova com uma solução de clorexidina a 0.12%. Você pode mandar fazer em farmácias de manipulação e colocar naqueles frascos pequenos que cabeleireiras usam para borrifar água nos cabelos. E borrifar essa solução nas escovas após lavá-las abundantemente com água. Clorexidine é encontrado também sob o nome comercial de Periogard.
      Antes da próxima escovação, lavar em água corrente para tirar as bactérias mortas e escovar normalmente.
      Agradeço sua visita.

      Excluir