segunda-feira, 11 de maio de 2015

Perfume de mulher

Muito além da roupa, do sapato e da maquiagem o perfume de uma mulher faz toda a diferença na hora da produção. 

Isso porque uma boa fragrância é um acessório (quase uma jóia!) poderoso – e aliado fundamental naquela história de construir a tal imagem que a gente deseja passar para os outros, além de claro, alimentar a nossa autoestima

Afinal, que mulher não tem uma fragrância para chamar de sua?

Dizem que a fabricação de perfume teve suas raízes no Oriente (Egito, Arábias) e no leste europeu (a Hungria foi o primeiro país europeu a produzir algo parecido com o nosso conceito moderno de perfume), mas foi na França há cerca de 300 anos, durante o reinado de Catarina de Médici, que ele ganhou fama. 

As essências florais, produzidas graças ao mix de óleos essenciais e álcool, inicialmente eram utilizadas para perfumar luvas femininas, mas logo migraram para o uso no corpo.

Nascia assim, o perfume como conhecemos hoje. 

Da Renascença para o século seguinte, o uso do perfume foi se tornando mais habitual (embora naquela época fosse acessível somente aos nobres e ricos), ganhando proeminência na corte de Luis XV onde, para disfarçar a falta de banho diário, o perfume era empregado por toda parte, até mesmo nos móveis.

Ao final do século XVIII, perfumarias como Houbigant, Lubin, Roger & Gallet e Guerlain já tinham lojas em Paris

Enquanto isso, a indústria de perfumaria propriamente dita se estabelecia na ensolarada região de Grasse, não longe de Cannes, devido ao clima ameno e bastante propício ao cultivo de flores como rosas, jasmins, lavanda, iris e mimosa


Os óleos essenciais extraídos a partir da maceração dessas flores eram combinados com fixadores (como o âmbar) e solução de álcool para produzir fragrâncias únicas e distintas.

Desde o século XIV, com o cultivo de flores e o aprimoramento da arte da perfumaria, a França firmou sua fama no ramo da perfumaria. 

Até hoje o país é ocentro de pesquisas e produção de perfumes na Europa

Em Versalhes está uma das mais tradicionais escolas de perfumistas, onde – quem tem um nariz talentoso, claro – pode aprender a reconhecer aproximadamente três mil matérias-primas e as 500 fragrâncias mais conhecidas e consagradas do mercado. 

É com elas e com muita imaginação que são criadas essências que lembram momentos, despertam sentimentos e acentuam a personalidade.

Cheiro de pele cuidada
Marilyn Monroe dormia com cinco gotas de Chanel N°5 – apenas. Bom, se você gosta de se sentir perfumada, mas não é tão extravagante assim, os hidratantes podem fazer muito por você – e sua pele. Além de terem uma fragrância mais delicada, fresca e até mesmo mais sensual, trazem ativos que tratam a pele. Uma boa loção hidratante deixa a pele macia e perfumada: perfeita para o dia, ideal para a noite.

Créditos: Dicas da Hora

Um comentário:

  1. Perfumes minha amiga, sao um caso a parte...adoro, qual e o seu preferido?
    Eu gosto de varios kkk,

    ResponderExcluir