segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Dieta dos sonhos

Já pensou em dormir para emagrecer?

Francesca Holanda, nutricionista funcional da clínica Harmony Center em Maceió, realiza o seu sonho e conta o que você precisa mudar nos seus hábitos para fazer sua noite render algumas calorias a menos – e muitos benefícios.

Durma bem: a insônia desregula os níveis dos hormônios que controlam a fome e isso estimula o apetite e a falsa necessidade de continuar comendo. É quando você vai assaltar a geladeira em busca de carboidrato – e acaba engordando.

Não coma qualquer coisa antes de dormir: procure por alimentos com alguns nutrientes importantes para a produção de serotonina (neurotransmissor que relaxa e garante bom sono), como triptofano, tirosina e flavonóides. Boas fontes são: banana, kiwi, cacau, maçã, castanhas, nozes e amêndoas.

Tenha uma rotina de sono: isso faz com que o organismo libere os hormônios do relaxamento e diminua o do stress (cortisol), que atrapalha a perda de peso e acaba até engordando.

Tente acordar na mesma hora: mesmo depois de uma noitada, o correto é levantar da cama no mesmo horário de sempre, dormindo um pouco mais cedo nas próximas duas noites, até compensar as horas perdidas.

Não durma demais: muito tempo dormindo compromete o cotidiano, minimiza a prática de atividade física e desequilibra as funções metabólicas, causando o aumento de peso.
Tenha pelo menos 7 horas de sono: é claro, que muito mais que a duração, a qualidade do sono é o foco para evitar o ganho de peso. O mais importante é que você se sinta descansada ao acordar.

Não abuse do café: o consumo de café e chá verde à noite é relativo. Com moderação pode-se consumir até às 20h. Quem tem insônia ou ansiedade deve prestar atenção na quantidade e beber, no máximo, até às 15h.

Faça exercícios à noite: se você é uma pessoa noturna, dessas que têm mais pique depois do fim da tarde, aproveite para gastar essa energia antes de dormir – vai se sentir mais relaxada e isso vai refletir na balança e ajudar nos resultados. Lembrando que o importante para emagrecer é fazer atividade física, não importa a hora.

Créditos: Revista “Loucas por beleza”

Um comentário:

  1. É amiga, ta dificil manter a forma, quem sabe dormindo eu consiga rsrsrs, bjo

    ResponderExcluir