quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Você tem o poder:

De satisfazer o paladar sem desperdiçar
Faça sua parte na redução do desperdício: durante as refeições, coloque no prato somente o que você irá realmente consumir.

Quase 1 bilhão de pessoas seguem famintas: 870 milhões de pessoas passam fome e, a cada dia, mais de 20 mil crianças menores de 5 anos morrem de fome. Segundo a ONU, 26% das crianças em todo o mundo são consideradas raquíticas por desnutrição. 

De economizar cada gota
A água é essencial à vida, mas apenas 1% da água do mundo é potável e 40% das pessoas enfrentam escassez de água. Ajude fechando a torneira e solucionando qualquer vazamento. Menos água na pia significa mais água para beber.

748 milhões de "isolados hídricos": ainda hoje, cerca de 748 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a uma fonte segura de água potável. É quase um em cada 7 habitantes do globo sem água limpa e segura. 

De desligar o interruptor do desperdício
Quando usamos menos energia, nós demandamos menos das Usinas Hidrelétricas, o que significa menos poluição do ar. Edifícios com eficiência energética em iluminação fazem uma grande diferença. Você pode ajudar apagando as luzes quando sai da sala.


1,3 bilhão de "isolados da luz": uma em cada cinco pessoas no planeta – ao todo 1,3 bilhão de pessoas – ainda não tem acesso à eletricidade. Mais de 80% vivem em regiões da África Subsaariana e parte do sudeste asiático. Quem quiser um pouco de luz para estudar ou trabalhar durante a noite precisa recorrer a lampiões de querosene, cuja fumaça é extremamente prejudicial à saúde. 

De transformar lixo em tesouro
Mais de 70% do que é jogado fora poderia ser reciclado. Garrafas plásticas podem se transformar em roupas e o alumínio de latas pode ser usado para fabricar aparelhos celulares (Smartphones). Você pode fazer a sua parte, usando as lixeiras designadas à reciclagem. Mais do que restaurar, existem novas opções para explorar.

Montanhas de lixo eletrônico: anualmente, segundo dados da ONU, o mundo gera em média 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. A maior parte vem de países emergentes, como o Brasil, que ainda não possuem sistema de gestão eficiente para lidar com esse tipo de material. Artefatos eletroeletrônicos contêm materiais que demoram a se decompor – plástico, metal e vidro – e outros altamente prejudiciais à saúde, como mercúrio, chumbo, cádmio, manganês e níquel.

De pensar antes de usar
São necessárias 24 árvores para produzir 1 tonelada de papel de escritório. Você pode ajudar a salvar nossas áreas verdes imprimindo apenas quando for preciso, em frente e verso, em papel reciclado ou certificado FSC. Menos papel na bandeja, mais árvores no planeta. As árvores, ao fixarem partículas e absorverem gás carbônico (CO2) e outros gases, melhoram a qualidade do ar que respiramos.

Respiramos de mal a pior: a poluição do ar nas grandes cidades tem alcançado níveis nada seguros para a saúde humana. Apenas 12% de todas as pessoas do planeta respiram um ar de boa qualidade, segundo estudo recente da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a concentração média de poluentes em suspensão no ar é de 40 microgramas por metro cúbico (mg/m³), o dobro do nível considerado seguro.

Créditos: Sodexo / Responsabilidade Corporativa / ExameAbril 

Nenhum comentário:

Postar um comentário