quinta-feira, 9 de março de 2017

Ritual de hidratação matinal


Perdemos água enquanto dormimos, então é fundamental hidratarmos o corpo logo ao despertar. Uma boa hidratação matinal ajuda a limpar o tubo intestinal a ativar a circulação, e a despertar o cérebro, os rins e diversos sistemas do corpo. 

Aprenda esta pequena grande dica: ao acordar, a primeira atitude deve ser beber um generoso copo de água cristalina (entre 300 a 600ml, dependendo da individualidade). Morna se for inverno e/ou estiver muito gelado, para evitar chocar a temperatura ambiente do corpo. Em nosso país tropical, geralmente água fresca é o ideal. 

O atributo fundamental de qualquer água, a pureza: busque hidratar-se com água limpa, sem resíduos de poluição de qualquer tipo. Apenas beber água ao despertar já é excelente, mas é possível fazer ainda melhor, acrescentando alguns compostos funcionais nessa água.

Alguns exemplos interessantes:

Gotas de limão: o ácido estimula a liberação de bile, que por sua vez higieniza todo o aparelho gastro-intestinal. Além disso, o limão ajuda a equilibrar o pH intestinal, fundamental para diversos mecanismos da saúde. Use entre 10 gotas a 1 limão inteiro. Não gosta de limão? Use maracujá. 

Sal Rosa (ou qualquer outro sal integral não refinado): o sódio, logo pela manhã, ajuda a elevar positivamente a pressão do sangue, o que por sua vez reduz a necessidade de cortisol e poupa as glândulas adrenais. Numa época em que a síndrome de exaustão adrenal é quase uma epidemia, devido ao excesso de estresse, essa é uma prática preciosa. Você pode usar entre 1/4 de colher de café a 1 colher de café inteira, de acordo com sua individualidade. 

Suplementos e superalimentos: depois de horas em jejum, enquanto você dorme, a primeira coisa que você ingere é absorvida e trafega com muita eficiência e agilidade pela corrente sanguínea, alcançando células, tecidos e órgãos de forma otimizada. 

Portanto, o momento da hidratação matinal é o ideal para você tomar os vários suplementos vitamínicos e minerais, ou superalimentos (alimentos concentrados), que seu corpo pode estar precisando. Microalgas, por exemplo, como a Spirulina e a Clorella, estão entre os alimentos mais densamente nutritivos da Natureza, são como super verduras concentradas. 

Alguns tabletes de uma, de outra ou de ambas pela manhã funcionam como um suco verde prático, ajudando a alcalinizar o pH do tubo intestinal e fornecendo diversos compostos nutritivos e funcionais (complexo B, ficocianina, Chlorella Growth Factor, clorofila, carotenos, minerais diversos e muito mais), que auxiliam o corpo a se limpar, são nutritivos, e ainda promovem saciedade. Alimentos incríveis e práticos para começar o dia!

Suplementos como Vitamina D3, Vitamina C, Magnésio e tantos outros são ideais para este momento matinal, pois não terão sua absorção reduzida pelas fibras de uma refeição comum. O mesmo vale para antioxidantes como o resveratrol, a jabuticabina (presente na casca da jabuticaba), as flores do hibisco e diversos outros. 

Antioxidantes logo ao despertar são excelentes, pois ajudam a minimizar o efeito dos radicais livres que o corpo produz enquanto dorme. O importante neste momento é não usar nada que contenha carboidrato ou proteína para manter o estado benéfico de jejum do corpo. 

Por exemplo, se você gosta de suco verde, liquidifique as folhas da salsinha com água e limão e beba, sem frutas doces como maçã ou abacaxi. Prefere chá? Pode ser também. Experimente um bom chá verde, ou um matchá, junto com o limão e o sal.

Simples ou completa, faça sua hidratação matinal e aguarde pelo menos 15-20 minutos antes de comer qualquer coisa. Teste a prática do ritual de hidratação matinal por uma semana e observe os resultados!

Um comentário: