quarta-feira, 12 de abril de 2017

A coluna e o salto

Clique em cima da imagem para visualizar melhor
O salto alto é símbolo de elegância e sensualidade para as mulheres, porém, seu uso constante pode prejudicar a saúde. Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, USP, comprova que o salto alto causa danos ao alinhamento postural e ao equilíbrio músculo-articular de meninas ainda em fase de crescimento. A maior parte das queixas de dor nas costas nos consultórios médicos vem do sexo feminino. Salto alto, bolsa e má postura são fatores que podem desencadear uma série de desconfortos, mas são facilmente resolvidos com a mudança de alguns hábitos diários.

Os especialistas recomendam que o uso do salto alto seja feito de forma não constante, alternando com o uso de outros calçados para que os efeitos nocivos sejam minimizados.

Efeitos nocivos do salto alto:
Pés e tornozelos: os calçados de salto alto obrigam a flexão do tornozelo, causam a sobrecarga do ante pé e o afastamento dos pés, provocando dores e disfunções nessas estruturas.

Coluna: o salto alto promove o aumento da lordose lombar, ou seja, da curva existente na parte inferior da coluna, e posiciona a pelve em anteversão (bumbum empinado) deslocando o corpo para frente e provocando alteração postural.

Joelhos: ficam mais próximos um do outro e passam a sofrer com dores decorrentes da sobrecarga. A rótula também padece porque é desviada para dentro.

Marcha: por causa da sobrecarga nas articulações, nos músculos e nos ossos, ocorrem mudanças no padrão do andar. Para se equilibrar, as usuárias diminuem o tempo em que o pé fica em contato com o solo durante a caminhada, sobrecarregando os músculos e comprometendo o alinhamento da coluna.

Calcanhar: fica virado para dentro, fazendo com que a usuária descarregue o peso do corpo na parte de fora dos pés.

Créditos: UmaRevista ( Paulo Roberto da Silva / Mara Silvia Gallo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário