quarta-feira, 19 de abril de 2017

Frustrado

“A inveja é o alimento da frustração. A crítica do frustrado sempre será mais dura sob aqueles a quem inveja.” (Harville Hendrix)
Frustração é o estado daquele que se sente impedido, por si mesmo, por outros ou por alguma coisa, de atingir satisfação diante de uma exigência pulsional. Por certo é um dos sentimentos mais perniciosos que podemos abrigar em nosso coração, pois vai gerando outros sentimentos cada vez mais fortes, chegando até à violência. 

Aliás, segundo o Dr.  Salem Nasser, professor da Fundação Getúlio Vargas, a violência presenciada em atos terroristas é gerada em grande parte pela frustração (artigo: Protestos são por frustração de povos muçulmanos com os EUA. Revista Brasileiros. 16/09/2012).

Querer estar no lugar do outro, ter a oportunidade do outro, ter feito as escolhas que o outro fez, ter seguido a carreira que o outro seguiu e sentimentos semelhantes a esses são em geral o alimento da frustração. E, por esse motivo, a crítica sobre aquele a quem invejamos sempre será mais dura. 

Não é incomum ouvirmos histórias sobre pessoas que sempre usaram o seguinte argumento para criticar o outro: “se eu estivesse no lugar dele faria isso ou teria feito aquilo”. O que se esconde por trás disso? Inveja. Junto vem a frustração; uma pessoa frustrada sofrerá muito e por certo fará os outros sofrerem.

É bastante difícil trabalhar (ou conviver, estar casado, etc.) com pessoas frustradas, pois o negativismo e a acidez se tornam comuns em seu comportamento; com isso, sua forma de ver a vida é afetada diretamente. 

Nada está bom para o frustrado, comenta Harville Hendrix (livro Getting The Love You Want), que sugere um verdadeiro tratamento de choque para vencer a frustração e a inveja. Seria algo do tipo “caia na real, você não é o outro e não fez as escolhas dele nem teve as oportunidades dele”. Na impossibilidade de retornar no tempo, a pessoa frustrada precisa urgentemente curar-se, no sentido de aceitar que as escolhas feitas levam as pessoas a lugares diferentes. 

As oportunidades que cada um teve, e como lidou com elas, foram diferentes e produziram situações diferentes. E o mais chocante: o universo de cada um é único. Ou seja: se o frustrado estivesse no lugar daquele a quem inveja, nada garante que ele teria tido mais sucesso ou teria agido de maneiras diferentes.

Você está onde está por um motivo, e a oportunidade que tem nesse lugar deve ser aproveitada ao máximo. Gastar energia e motivação pensando no que você faria no lugar do outro é no mínimo perder tempo e alimentar mágoas. 

Não permita que a inveja torne sua visão de mundo negativa nem te leve a criticar de modo superlativo aqueles que estão no lugar onde você gostaria de estar. Em vez disso, ajude e faça valer o conhecido provérbio: “Devo florescer onde fui plantado”. E, cada um florescendo, por certo todos serão beneficiados.

Créditos: Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez

Nenhum comentário:

Postar um comentário