quinta-feira, 27 de abril de 2017

Ovo: uma escolha nutritiva

O ovo é uma escolha nutritiva e a ciência afirma que é benéfico à saúde. O ovo é um dos alimentos mais nutritivos da natureza e excelente fonte de proteína de alta qualidade. Quase todos os nutrientes que o corpo necessita podem ser encontrados no ovo. Possui 13 vitaminas essenciais e minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras insaturadas (saudáveis) e antioxidantes, com apenas 70 calorias. O pacote de benefícios do ovo é extenso.

Um ovo grande contém:
Nutrientes: 6g Proteínas (3g na clara e 3g na gema) 5g Gorduras 28mg Cálcio 317 mg Vitamina A 1mg Ferro 0,55 mg Zinco + de 13 Vitaminas (D, E e K e as de complexo B: B1 – tiamina, B2 – riboflavina, B3 – niacina, B5 – ácido pantotênico, B6 – piridoxina, B9 – ácido fólico e B12 – cianocobalamina).

Calorias: 66 - ovo pequeno (45 a 50g)
             75 - ovo grande (55 a 60g)
             84 - ovo extragrande (60 a 66g)

Características do ovo: Seguido do leite materno, o ovo é considerado o alimento mais completo. É de fácil preparo, digestão e absorção e supre carências de vários nutrientes, incluindo vitamina B12. É indicado para o controle ou perda de peso, pois reduz a ingestão de gorduras, carnes e outros alimentos altamente calóricos. É também um alimento acessível de baixo custo e fonte de nutrientes e de proteínas.

Propriedades do ovo:
Casca: rica em cálcio. O pó da casca de ovos enriquecidos administrados na alimentação de idosos com osteoporose resultou em melhora da densidade mineral óssea. Curiosidade: A cor da casca indica apenas a raça da galinha. 

Clara (porção gelatinosa do ovo): fonte de proteína. Rica em albumina, indicada para pessoas que necessitam de reposição eficiente de proteínas (praticantes de exercícios, por exemplo) e como complemento de dietas de emagrecimento ou deficientes de fontes proteicas. 

Gema (parte amarela e central do ovo): rica em nutrientes, como vitaminas e sais minerais. Responsável pelo mito do colesterol, contudo, estudos revelam que o consumo de ovos não aumenta o colesterol sanguíneo, fato este observado em grupo de pessoas que consumia quatro ovos por semana. A gema é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina (depressão), antioxidantes, luteína, vitaminas B, E, entre outros.

Utilização dos ovos: 
Os ovos são largamente utilizados na preparação de alimentos como
Aglutinante: fornece textura suave e uniforme (por exemplo, em patês); 
Anticristalizante: a clara evita a cristalização de açúcares nos alimentos (por exemplo, coberturas, suspiros etc.); 
Aromatizante: confere aroma especial e é essencial para o preparo de massas e de confeitos; 
Coagulante: fundamental em alimentos que precisem ser “ligados” (por exemplo, bolos, almôndegas, crepes etc.); 

Corante: luteína e zeaxantina conferem propriedades corantes ao ovo, muito apreciado na culinária; 
Emulsificante: a lecitina confere ao ovo equilíbrio entre o óleo e a água, indispensável no preparo de molhos, maioneses e confeitos para bolos; 
Espumante: mediante a emulsão de água e ar, qualidade esta apresentada em maior quantidade na clara, mas, podendo ser utilizado o ovo inteiro para fazer espuma.

Benefícios à saúde:
Alergias: o ovo é rico em zinco, auxiliando no combate a algumas alergias.
Alzheimer: o ovo possui alta concentração de fosfatidilcolina, serina e vitamina B12 que auxiliam na recuperação da memória. O ovo melhora o quociente de inteligência em crianças (Pesquisa da FAO – 1996). É essencial na nutrição de idosos. 
Artrites: o ovo atua como antiinflamatório e possui pequena quantidade de ômega 3. 


Crescimento e desenvolvimento: a PQQ (pirrolo, quinonina quinona) é encontrada no leite materno e no ovo (clara e gema). Portadores de Alzheimer, Parkinson e demência senil diminuem a produção de PQQ. Degeneração macular senil ou cegueira da idade: a ingestão diária de 1,3 da gema de ovos evita o surgimento da doença.

Doenças cardiovasculares: eleva o HDL - colesterol (bom) por possuir elevada quantidade de lecitina, impedindo que o colesterol se deposite nas artérias; no intestino, participa da formação da bile, mobilizando triglicerídeos e diminuindo a formação de colesterol. 
Alimentação de Atletas: a inclusão de ovos na dieta ajuda a suprir a necessidade de proteínas. 
Infecções infantis: relacionadas às bactérias, fungos e vírus são minimizadas com a inclusão na dieta diária de ovos, fortificando o sistema imunológico a partir dos 12 meses de idade. 

Gestação e amamentação: o ovo fornece vitaminas do complexo B, ácido fólico, essencial para o desenvolvimento do tubo neural do feto. 
Osteoporose: o carbonato de cálcio oriundo da casca de ovo é bem absorvido pelo organismo, promovendo maior densidade osseomineral. 
Parkinson: o ovo fornece cisteína (176mg por unidade), um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção e no tratamento da doença de Parkinson.

A Ovos Brasil – entidade sem fins lucrativos – foi criada em 2007 e tem como missão expandir os conhecimentos sobre o ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde.

Créditos: revista Insumos – funcionais e nutraceuticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário