quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Açúcar ou gordura: o que é pior para a saúde?

Que o excesso de açúcar e gordura são inimigos de uma saúde ideal nós já sabíamos, mas qual deles é o mais prejudicial? Bom, de acordo com as últimas pesquisas científicas, o maior vilão é o açúcar. 

No entanto, até alguns meses atrás, a orientação da grande maioria dos médicos era para que se restringisse cotidianamente o consumo de gorduras saturadas, com grandes quantidades do famoso colesterol do “mal”, que poderia aumentar o risco de doenças cardiovasculares e a obesidade.

Mas, o quadro parece ter mudado um pouco, já que ao final de agosto deste ano foi publicado no “The Lancet”, uma conceituada revista médica, um estudo realizado durante sete anos, com aproximadamente 135.000 pessoas, em 18 países diferentes distribuídos pelos cinco continentes, que demonstrou que o consumo maior de carboidratos e/ou açúcares está associados ás maiores taxas de mortalidade geral.

Durante o estudo, constatou-se que as pessoas que obtinham mais de 60% de seu aporte de energia diário ás custas do consumo de carboidratos estavam no topo da lista de mortalidade geral. 

Mesmo assim,  isso não significa que uma dieta mais rica em gorduras pode ser mais “saudável” que uma dieta abusiva de açúcares. Vale lembrar que em abril de 2017 o Ministério da saúde brasileiro, iniciou uma campanha de combate mais intensivo á obesidade, que de acordo com os últimos dados divulgados, cresceu 60% na última década no país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário