segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Como combater a secura ocular

Também conhecido como síndrome do olho seco, o incomodo vem à tona quando o olho não produz lágrimas suficientes ou elas não têm a consistência correta e evaporam rapidamente. 

Fabricadas pelas glândulas lacrimais, elas banham a superfície do olho, mantendo-a hidratada. Além disso, fazem uma faxina na região, levando embora poeira e eventuais detritos. Têm também função protetora conta vírus, fungos e bactérias. 

Em sua composição, entram um elemento aquoso e um oleoso. Além de proteínas e vitaminas importantes para a nutrição do olho. 

Doenças que alteram a composição desses ingredientes podem deixar o olho seco. Um artigo publicado no periódico e cientifico note-americano Optometry and Vision Science mostrou que 25% dos pacientes que visitam um oftalmologista relatam algum tipo de desconforto relacionado ao olho seco.

Saiba como identificar o problema e como combatê-lo:
Sintomas: ardor ou queimação, dor e vermelhidão, visão turva, pálpebras pesadas, incapacidade de chorar, desconforto ao usar lentes de contato, coceira.

Causas: uso prolongado de anti-histamínicos, descongestionantes nasais, antidepressivos e anticoncepcionais. Terapia de reposição hormonal (mulheres), alergias, doenças autoimunes, como lúpus e atrite reumatóide.

Tratamento
A ciclosporina, um anti-inflamatório, é uma das drogas que tratam o olho seco. Ela diminui os traumas na região, aumenta a produção de lágrimas e reduz os sintomas. 

Mas há outras manobras, de acordo com as causas. Se o problema ocorrer devido ao uso de lentes de contato, pode ser recomendado outro modelo ou o uso por menos horas. 

Os médicos também podem recorrer aos chamados plugs de silicone, que são inseridos em regiões especificas das pálpebras e mantêm a região hidratada. 

Em outras situações mais severas, pode ser necessária a cirurgia, que fecha os canais de drenagem lacrimais e mantém o volume de liquido no olho por muito mais tempo.

Estudos descobriram que os suplementos contendo ácidos graxos ômega-3, podem diminuir os sintomas. Boas fontes de omega-3 incluem peixes de água fria, como salmão, sardinha, arenque e bacalhau. 

Alguns médicos recomendam o óleo de linhaça para aliviar o olho seco . Beber mais água ajuda. A desidratação torna os problemas do olho seco pior.

Dicas para obter alívio nos sintomas do olho:
Pisque com mais frequência. Ao usar um computador, um smartphone ou outro dispositivo digital, tendemos a piscar menos os olhos, o que pode causar ou piorar os sintomas. 
Faça intervalos frequentes durante o uso do computador. 

Uma boa regra de ouro aqui é desviar a atenção da sua tela pelo menos a cada 20 minutos e olhar para algo que está a pelo menos 20 pés de seus olhos por pelo menos 20 segundos. Alguns praticantes chamam isso de "regra 20-20-20".

Remova cuidadosamente a maquiagem dos olhos. A maquiagem pode entupir as aberturas das glândulas meibomianas na base dos cílios, levando à disfunção da glândula meibomiana e ao olho seco evaporativo. 

Lavar o rosto suavemente e as pálpebras com soro fisiológico e sabonete neutro de mel e própolis, para remover bactérias. Fazer compressas com chá de camomila ou calêndula (são colírios naturais), para lubrificar os olhos e combater o ressecamento.

Usar óculos de sol de qualidade, os que bloqueiam 100 por cento dos raios UV do sol.

Créditos: Revista Delboni Auriemo
Bambamel

Nenhum comentário:

Postar um comentário