segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Entenda que tipo de alimento buscar e como prepará-lo!

Por Flávio PassosCEO Puravida Academy

Se alguém me pedisse uma única recomendação sobre alimentação, eu responderia: alimente-se de comida de verdade. 

Comida de verdade é um alimento PURO, livre de venenos, conservantes e aditivos, além de gorduras sintéticas e açúcar concentrado. Mas é também um alimento RICO, que oferece ao seu organismo toda a diversa riqueza que ele requer para manifestar todo o seu potencial.

Por mais que a indústria tenha nos levado a acreditar que é "normal" se alimentar de comida ultraprocessada, pobre em nutrientes e poluída com aditivos, é sempre bom lembrar de que isto é algo recente em nossa história humana.

Nossos ancestrais não eram expostos aos diversos aditivos, excesso de carboidratos e gorduras inflamatórias que hoje são tão comuns. E quase não sofriam com os chamados "males modernos", hoje igualmente "normais" - diabetes, obesidade, transtorno de déficit de atenção, inflamação crônica e muitos outros.


Você precisa de conhecimento para conseguir transformar suas escolhas. É só a partir do entendimento do que cada alimento te proporciona (ou te causa) que você passa a fazer escolhas conscientes e efetivas.

É por isso que tenho para mim a certeza de que o primeiro passo para qualquer transformação benéfica é adquirir conhecimento.

Aqui um pequeno resumo de como entrar em um supermercado e fazer as melhores escolhas possíveis dentro de cada circunstância.
1.       Preencha seu carrinho com comida de verdade: legumes e verduras, frutas, raízes, castanhas, sementes, algas, cogumelos, peixes, ovos…


2.       Ao comprar produtos industrializados, saiba que o primeiro ingrediente listado é obrigatoriamente o que está mais presente no produto, e assim sucessivamente. Se você compra um chocolate cujo primeiro ingrediente é açúcar, então você está pagando caro por algo que não vale muito.


3.       Evite os aditivos, corantes e adoçantes sintéticos, incluindo aspartame, glutamato monossódico, sequestrantes e outros semelhantes. Eles cobram um preço que, se você o conhecer, não estará disposto a pagar. Acredite.

4.       Evite especialmente estes que estão entre os piores aditivos: gordura vegetal, glutamato monossódico, benzoato de sódio, aspartame, corante caramelo, glucose de milho, açúcar invertido. Qualquer coisa que tenha algum destes elementos deve receber a luz vermelha. Not food.

Outra prática simples, mas pouco difundida é a de procurar se alimentar primariamente de alimentos orgânicos.

Análises de múltiplos estudos demonstram que alimentos orgânicos possuem níveis significativamente maiores de vitamina C, ferro, magnésio e fósforo do que variedades convencionais dos mesmos alimentos.

A verdade é que um alimento só pode dar ao corpo aquilo que ele
encontra no solo, e o cultivo orgânico busca nutrir o solo de forma profunda para fortalecer a imunidade da mesma e com isto minimizar o uso de qualquer tipo de defensivo. Quando utilizados, são escolhidos os não-tóxicos, de plantas como o Neem, um pesticida natural.

Já o produto que, infelizmente, ainda chamamos de "convencional" é normalmente criado em solo empobrecido, artificialmente enriquecido de forma desequilibrada (basicamente com NPK). 

Isto gera plantas fracas e suscetíveis aos fungos e pragas diversas, o que demanda o uso de venenos potentes que matam tudo - inclusive você, aos poucos.

O mesmo vale para produtos de origem animal - aliás, é até mais importante que seu ovo, sua manteiga, sua carne e seu peixe sejam orgânicos.

Quanto mais alto na cadeia, mais um alimento concentra nutrientes e toxinas.

Alimentos de origem animal concentram muitos nutrientes, mas também os pesticidas daquilo que comem - em especial nas gorduras (manteiga, gema de ovo, óleo de peixe, gordura das carnes).

Jamais menospreze o potencial destrutivo dos agrotóxicos, especialmente no Brasil, país campeão no uso de venenos agroindustriais. Eles podem causar doenças severas, além de lhe afastar da possibilidade de sentir o brilho de um organismo funcionando em sua pureza e equilíbrio.

Vale a pena valorizar o orgânico, mesmo que custe mais caro. Economize em outros setores de sua vida, jamais na qualidade daquilo que é a matéria-prima de sua Saúde: seu alimento.

E uma última dica super rápida, prática e valiosa: sempre que possível, evite fritar ou usar microondas.

Cozinhe na água ou no caldo de legumes em baixa temperatura de forma a preservar os nutrientes de seu alimento. Isto otimiza o sabor e a digestão.

A Natureza levou meses para aprontar cada um dos ingredientes de seu prato. Cozinhe com respeito e paciência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário