quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O poder curativo e embelezador da terra

Os povos primitivos utilizavam a argila como fonte principal de tratamento e cura de muitos males da saúde.
Os índios, por exemplo, aconchegavam o corpo de seus doentes sob a terra (deixando apenas a cabeça de fora), para promover a cura.
Bibliografias registram que Hipócrates utilizava em suas práticas a geoterapia e ensinava à seus discípulos. Filósofos e cientistas, tais como Plínio, Aristóteles e recentemente o naturista Mahatma Ghandi, impressionavam-se com o poder curativo do popular barro.
Cleópatra, famosa rainha e também por sua beleza, já usufruía dos efeitos terapêuticos da argila para fins estéticos.

Todas as terras e argilas possuem três componentes geológicos fundamentais: quartzo (sílica), feldspato (sódio/potássio) e a mica (alumina), em quantidades diferentes segundo o terreno.

Embora o que mais oscila em quantidade seja os componentes químicos, a sílica, o alumínio, o ferro, o cálcio, o potássio, o magnésio entre outros, que associados com a água para a sua diluição, efetuam parte da propriedade terapêutica da terra.

Outro fator importante para que a terra constitua um agente terapêutico, é a energia que ela contém. São duas principais nela condensada:

Os raios solares que impregnam as camadas superficiais do solo com energia calorífica.
E uma energia intrínseca determinada pela localização geográfica (considerando idade, clima, resíduos vulcânicos,...).

Outras questões que baseiam no mecanismo da ação terapêutica da argila são:

Teoria mineralizante: pela concentração de minerais, a argila em contato com a pele ou trato gastrointestinal, promove uma reposição de minerais.
Teoria energética: refere-se a troca de energia com o corpo em questão. Ocorrendo uma troca de energia perniciosa da área doente transmitindo uma energia de alta qualidade vital. Existindo assim troca de energia com a área afetada.
Equilíbrio térmico: ocorre pela capacidade de dissipar o calor ao ser aplicada a modalidade de compressa fria.

Ação anti-radiativa: pesquisadores observaram que objetos contaminados por radiatividade, após entrarem em contato com o barro, perdiam rapidamente a radiatividade.
Ação dermato-funcional: a argila tem um forte efeito rejuvenescedor sobre a pele. Favorecendo a nutrição, firmeza, tonicidade e elasticidade da pele. 

Por suas propriedades revitalizantes, atua através de máscaras, atenuando marcas de expressão, amacia e suaviza a pele. É excelente no combate a acne, espinhas, cravos, acúmulos de gordura, pele oleosa, rugas e manchas.

Máscara de argila para peles oleosas e mistas
1 colher de sobremesa de argila verde ou negra, 1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta 1 gota de óleo essencial de cipreste.  Se tiver acne, acrescente 1 gota de óleo essencial de tea tree.

Para peles sensíveis, desidratadas e manchadas
1 colher de sobremesa de argila rosa ou branca, 2 gotas de óleo essencial de lavanda, 1 gota de palmarosa.

O tempo de aplicação deve ser de 20 minutos. A frequência da aplicação vai ser de acordo com o tipo de pele. Uma a duas vezes por semana.

Créditos: Prof.ª Daniella Koch de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário