quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Andar: passaporte para a saúde!

Como sabemos, “atividade física” é qualquer movimento que seja resultado de contração muscular voluntária que leve a um gasto energético acima daquele do repouso. Assim, o andar é uma forma importante de atividade física. Quando se caminha em uma velocidade tal em que se pode manter uma conversação, dizemos que essa atividade física tem intensidade moderada. 

Quando essa caminhada é realizada de forma mais organizada, incluindo duração, intensidade, frequência e ritmo, ela adquire “status” de exercício. Já se o objetivo é realizar essa caminhada da forma mais intensa, competindo, ou se possível vencendo os demais, então a caminhada alcança a conotação de esporte, como no caso da marcha atlética.

Procuramos mostrar, baseados em evidências científicas, que o simples andar pode fazer muito pela saúde física, mental e social, a um custo baixíssimo; e que, como diz o título, o passaporte é apenas um instrumento para entrarmos em um novo país. Carimbe o seu na folha do andar e entre para o mundo da cidadania ativa. 

Prescreva caminhada: mais natural dos movimentos humanos, segura, barata, prática, pode ser feita a qualquer hora, em quase qualquer lugar do mundo, não necessita de grandes “medical screenings”, pode começar com doses pequenas, aumentadas com a melhora do paciente, chegando a patamares superiores. 

As limitações de espaço não permitem descrevermos em detalhes todo o impacto da caminhada regular na promoção da saúde e na prevenção da enfermidade, mas sumarizando podemos mencionar os benefícios cientificamente confirmados e aceitos pelos órgãos de saúde dos Estados Unidos que são: 

Redução do risco de morte prematura;
Redução de risco de morte cardiovascular;
Redução do risco de desenvolvimento de hipertensão;
Auxílio na diminuição da pressão arterial de pessoas hipertensas;
Redução do risco de desenvolvimento de câncer de cólon;
Redução da sensação de depressão e ansiedade;
Ajuda no controle de peso;
Ajuda na construção e manutenção de massa óssea, músculos e articulações;
Ajuda no fortalecimento de idosos, que se tornam mais capazes de se movimentar sem quedas;
Promoção do bem-estar psicológico.

Por mais fantásticos que tenham sido os avanços obtidos pelos laboratórios farmacêuticos, você já conheceu algum medicamento que tenha esse impacto?

Créditos: Victor Keihan Rodrigues Matsudo. Professor livre-docente, Universidade Gama Filho. Diretor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). Timóteo Leandro Araújo. Presidente do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). Sandra Marcela Mahecha Matsudo. Diretora geral do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs / Saúde - governo SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário