quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Shakes contra a flacidez e o envelhecimento: a beleza em sua forma

Confira as dicas de dois especialistas em nutrição e culinária reconhecidos em Caxias do Sul. Da nutricionista Vanessa Cavagnoli e do chef Alberto Facchini. Depois, coloque-as em prática.

Flacidez:
O que é: enfraquecimento das fibras elásticas e de sustentação da pele ou da musculatura.
Áreas mais afetadas: braços (principalmente no tríceps, o temido músculo do tchau-tchau), pernas, glúteos, abdômen e rosto.

Causas: efeito sanfona, obesidade, sedentarismo, herança genética, tabagismo e consumo de álcool.

O que comer para tratar ou prevenir: alimentos ricos em proteína, como carnes magras, leite desnatado, iogurte, clara de ovo e whey protein (proteína do soro do leite). A substância aumenta a produção de colágeno, cujas fibras proporcionam sustentação e elasticidade à pele.

O que evitar: alimentos com alto teor de gordura, pois provocam a quebra das fibras de colágeno.

Atividade física: exercícios aeróbicos, para auxiliar na queima de gordura, e musculação, para definir e fortalecer a musculatura.

Receita contra a flacidez
Shake
Ingredientes
3 colheres de sopa de whey protein
1 colher (sopa) de aveia
1 copo de leite desnatado
10 morangos

Modo de preparo: basta liquidificar os ingredientes. Beber um copo ao dia, em jejum, antes do café da manhã.

Envelhecimento precoce
O que é: aumento da produção de radicais livres pelo organismo, o que destrói as células sadias e acelera o envelhecimento da pele.
Áreas mais afetadas: rosto e colo.

Causas: doenças, uso abusivo de medicamentos, atividade física em excesso, estresse, distúrbios do sono, tabagismo e fatores externos como poluição, sol, alimentação rica em gorduras e consumo de bebidas alcoólicas.

O que comer para tratar ou prevenir: alimentos ricos em antioxidantes, nutrientes que auxiliam no combate aos radicais livres.

Alguns deles: vitamina A (encontrada em abóbora, agrião, batata doce, brócolis, cenoura, couve, espinafre, mamão, melão e pêssego), vitamina C (abacaxi, acerola, goiaba, limão, morango, salsão e pimentão), vitamina E (abacate, amêndoa, avelã, azeite de oliva, castanhado- pará, cereais integrais e gérmen de trigo), selênio (grãos integrais, peixes e castanha-do-pará), polifenóis (sementes de uva, ameixa, suco de uva e vinho tinto), ômega 3 (salmão, bacalhau, sardinha, atum e sementes de linhaça) e licopeno (tomate, molho de tomate, suco de tomate, morango e goiaba).

Receita antienvelhecimento
Shake antioxidante
Ingredientes
1 cenoura
1 limão
1 colher (sopa) de linhaça (de molho em meio copo de água desde a noite anterior)
1 folha de couve
2 castanhas-do-pará

Modo de preparo: basta liquidificar os ingredientes. Beber um copo ao dia, em jejum, antes do café da manhã.

Gordura localizada
O que é: acúmulo de gordura em determinadas regiões.
Áreas mais afetadas: culotes, bumbum e coxas.
Causas: aumento de peso, sedentarismo, herança genética, alteração hormonal.

O que comer para tratar ou prevenir: alimentos ricos em fibras, como verduras,frutas e cereais integrais, além de muita água para melhorar o trânsito intestinal.

O que evitar: alimentos ricos em gordura, refrigerantes, doces e alimentos refinados, como pão branco.

Atividade física: exercícios aeróbicos, musculação e ginástica localizada. A gordura nos culotes é a mais difícil de tratar porque as fibras musculares dessa região são pouco demandadas durante a atividade física.

Celulite
O que é: inflamação ao redor das células de gordura que comprime os vasos sanguíneos,
dificulta a entrada de oxigênio e dá à pele aspecto de casca de laranja.
Áreas mais afetadas: culotes, bumbum e coxas.
Causas: aumento de peso, sedentarismo, genética e tabagismo. O cigarro compromete a circulação. E esta, quando deficiente, potencializa o aparecimento de celulite.

O que comer para tratar ou prevenir: aveia (rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação dos tecidos e previne os furinhos), azeite de oliva (tem ação anti-inflamatória e, associado ao óleo de linhaça, tem efeito potencializado), castanha-do-pará (contém selênio, antioxidante que atua contra o envelhecimento da pele), folhas verdes escuras (melhoram a circulação e desintoxicam) e maçã (é fonte de pectina, fibra que neutraliza toxinas).

O que evitar: bebidas alcoólicas e alimentos com muito sal (aumentam a retenção de líquidos), frituras, refrigerantes, café e tabagismo.

Atividade física: exercícios aeróbicos, pois, além de combater a gordura, ajudam a drenar o líquido acumulado entre as células, e musculação para melhorar a sustentação da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário