quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Mais que um copo d’água

Manter o corpo hidratado é recomendação de todos os dias, tanto os secos quanto os
chuvosos. Aprenda receitas simples e que deixam a obrigação cotidiana saborosa.

Bebidas aromatizadas, chás gelados e sucos com água de coco estão entre as opções para quem quer se manter hidratado e inovar nas combinações.

Antes de diversificar o menu, porém, a nutricionista Tatiana Helou, do Levittá Espaço Nutrição, dá uma dica importante: é preciso ter cuidado com os produtos industrializados.

“Se formos olhar as embalagens, veremos que essas bebidas têm diversos tipos de açúcar, corantes, conservantes e aditivos químicos em geral. Ou seja, elementos que vão contribuir para a desidratação”, alerta. Por isso, a especialistas sugere que sejam escolhidos ingredientes entre as opções naturais.

A mistura, inclusive, pode ser simples, demandar pouco esforço. “Uma dica que a gente dá para pessoas que não gostam de beber muita água é acrescentar algumas gotas de suco de limão, hortelã ou talos de canela. 

Isso vai dar um aroma e um gosto refrescantes ao líquido”, Ela explica que, dessa forma, é possível aumentar o consumo de líquidos e, ao mesmo tempo, evitar o excesso de carboidratos e aditivos químicos.

Uma delas tem foco em ervas. Leva alecrim, manjericão, hortelã e casca de limão siciliano ou laranja. “Outra boa opção é incluir morangos”. para criar esse tipo de bebida, vale usar diferentes ingredientes, como folhas perfumadas, a flor de laranjeira, por exemplo, anis estrelado, cravo e outras especiarias dão um resultado incrível.

O aroma é a grande estrela das águas aromatizadas.
Por isso, é primordial escolher ingredientes que tenham cheiros marcantes. Limão, laranja, morango e abacaxi têm a característica, além de serem acessíveis e encontrados com facilidade. 

Os chás de camomila, canela, hortelã e todos os outros caem dentro dessa categoria”, exemplifica. E são as infusões para o preparo gelado. Isso porque, como permitem misturas de frutas e ervas, ficam com sabores mais interessantes. 

Flor de hibisco, frutas vermelhas e cítricas e especiarias, como canela, são alguns dos ingredientes mais usados.

No caso das alternativas geladas, a infusão deve ser um pouquinho mais longa. Uma infusão de chá verde, por exemplo, demora cerca de três minutos. Mas não pode passar disso porque as folhas começam a liberar muito tanino, o que pode amargar a bebida. 

As infusões ficam de cinco a sete minutos, pois não correm esse risco e, se for para tomar geladas, o ideal é que fiquem mais fortes. Caso contrário, vão ficar aguadas quando acrescentar o gelo e ele for derretendo.

Cuidados na substituição
“O consumo de água é insubstituível, mas outras alternativas podem contribuir para aumentar a ingestão do líquido. A água aromatizada pode entrar na quantidade de água consumida porque a única diferença é o acréscimo de frutas e ervas. 

Já o chá e o suco precisam de algumas restrições e não podem ser considerados substitutos da água. O chá não pode ser adoçado porque o açúcar puxa a água para ele e não permite que ela esteja disponível ao organismo.

Desse jeito, deixa de contribuir para a hidratação. Já os sucos devem ser preparados com as próprias frutas batidas no liquidificador, não com a extração do líquido. Caso contrário, se perde muito em questão de composição de água e também em minerais e nutrientes, essenciais para o equilíbrio do corpo.” Murilo Pereira, nutricionista e professor do Centro Universitário IESB.

Suco com água de coco
Por Tatiana Helou
Ingredientes
250ml de água de coco natural
1 xícara de morango orgânico
1 laranja espremida
1 colher de chá de gengibre ralado
Gelo à vontade

Modo de preparo: bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Não precisa coar.
Dica: para aumentar a ingestão de fibras, use pedaços de laranja no lugar do suco da fruta.

Créditos: Jornal Correio Braziliense / Editora: Ana Paula Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário