quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Kefir


O nome pode soar estranho, mas muitas pessoas o conhecem popularmente como ‘bichinhos do iogurte’. O kefir é uma colônia de microrganismos simbióticos, formada por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar leite e água. 

A diferença com a fermentação do iogurte é que o kefir exige temperaturas mais baixas e seu processo é feito por mais de 30 microrganismos, incluindo as leveduras.

Para fazer o kefir é preciso a quantidade de microrganismos vivos junto à água ou leite. No manuseio não se pode utilizar instrumentos metálicos devido à reação do ácido da fermentação com os metais. 

A mistura deve ficar agindo durante 24 horas entre temperatura ambiente de 15°C a 40°C. Sua fermentação é natural, e após o período o produto é coado e pode ser consumido – e os microrganismos podem voltar a fazer a função novamente. Se quiser ficar um período sem utilizá-lo, guarde-o em temperaturas abaixo dos 10°C, e eles permanecerão em estado de hibernação. 

O kefir tem benefícios probióticos, age na limpeza da membrana intestinal e contém vitamina D, minerais e cálcio.

O nome vem do turco e significa bem-estar, vida saudável.
Um organismo saudável tem em torno de 85% de bactérias boas e 15% de bactérias ruins. Mas alguns fatores podem reduzir as bactérias benéficas como má alimentação, estresse, uso de antibióticos, entre outros. 

Assim, alimentos com bactérias vivas, como o iogurte e o kefir, estimulam a proliferação das bactérias benéficas, reforçando os mecanismos de defesa do corpo.

Pesquisa /Jornal Florense

Nenhum comentário:

Postar um comentário