quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Unhas, cabelos fortes e bonitos fortalecem nossa identidade

Os cabelos crescem numa parte específica da epiderme, denominada couro cabeludo. Não são apenas um “acessório” estético; funcionam como um isolante térmico, protegem a cabeça das radiações solares e de choques mecânicos. 

O fio de cabelo divide-se em três partes: cutícula, córtex e medula. A cutícula é a camada externa do fio de cabelo que protege a estrutura. É transparente, o que permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição), por ação mecânica (escovar, pentear) e por manipulações químicas (permanentes, pinturas, madeixas, reflexos). 

O córtex é a parte intermediária onde transformamos a estrutura do cabelo. A medula é a parte central do fio de cabelo. Num cabelo saudável, cada fio de cabelo é coberto por uma camada de cutículas fechadas que protegem o interior do cabelo. A cutícula tem um aspecto regular, mantendo as moléculas de água e de proteína no seu interior. Este cabelo apresenta-se, forte, com brilho e macio. 

Cabelo que cai... Se mesmo com todos os cuidados que dispensa com o seu cabelo – lavagem, xampu, máscara, hidratação, evitar água muito quente e secagens frequentes com secador quente – os fios andam sem brilho, quebradiços ou caindo, está na hora de procurar ajuda. 

A beleza e a saúde do cabelo estão relacionadas com a quantidade de nutrientes e água presentes no mesmo. Quando faltam ou são insuficientes, o cabelo fica sem brilho, quebradiço, espiga e cai. 

O cabelo “alimenta-se" de duas maneiras: através da nossa alimentação e dos produtos que utilizamos (xampu, máscaras, cremes, etc.). Um cabelo danificado apresenta anomalias na estrutura dos fios e do couro cabeludo. 

As cutículas estão abertas, o que provoca a perda de brilho, umidade e resistência. Muitas vezes trata-se de um desgaste provocado por produtos químicos (permanentes, tintas), ou danos físicos (exposição acentuada aos raios ultravioletas, abuso de utilização do secador, escovagem violenta). 

Cortes, pinturas, lavagens, secagens, permanentes... Ao longo da sua vida, o nosso cabelo passa por uma série de experiências destinadas a seguir tendências da moda e criar efeitos estéticos. Mas, ao longo deste processo, os danos causados no cabelo podem ser graves e irreversíveis. 

O cabelo está interligado principalmente com sistema nervoso, o circulatório e o imunitário. Assim se explica o fato de, algumas perturbações da saúde, o cabelo seja um dos primeiros órgãos a dar sinais, alterando o seu aspecto. 

Os sinais mais comuns são cabelo fino, sem brilho, espigado, quebradiço e queda. Quando o organismo necessita de um nutriente que estiver em falta, o cabelo é um dos locais onde poderá ir buscá-lo, causando o seu enfraquecimento. 

As células que constituem o cabelo estão em constante renovação, sendo normal perder cerca de 50 a 100 cabelos por dia.

As unhas são constituídas por queratina. São produzidas por glândulas situadas na sua base que produzem grossas camadas de queratina, mantendo-se aderidas à pele até à sua extremidade. As unhas proporcionam precisão na manipulação dos objetos e facilitam o segurar dos mesmos.

As unhas são cada vez mais um “acessório” de beleza, mais relacionadas com o universo estético feminino. 

O uso contínuo de esmalte e acetona ou removedores de esmalte podem danificar as unhas. 

Por outro lado, o contato permanente com a água, detergentes ou outros produtos químicos pode levar a que passado algum tempo as unhas tenham um aspecto estriado, frágil ou comecem a quebrar. Nestas circunstâncias, recomenda-se então o uso de luvas sempre que possível.

O cabelo e as unhas "alimentam-se" de que?

A prática diária de uma alimentação racional e equilibrada, em paralelo com a adoção de um estilo de vida adequado, deveria fornecer todos os nutrientes imprescindíveis ao desenvolvimento e manutenção de uma vida saudável, incluindo a saúde do cabelo e das unhas. Mas a realidade atual é bem diferente. 

O estilo de vida urbano pouco saudável, caracterizado por hábitos alimentares desequilibrados, falta de exercício físico regular, consumo excessivo de álcool, stress, tabagismo, contato com a poluição, falta de tempo para refeições saudáveis, originam carências alimentares de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo humano. 

Estes fatos evidenciam a necessidade de complementar a dieta diária com nutrientes não ingeridos através da alimentação. A saúde e a beleza do cabelo e das unhas estão dependentes de uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes essenciais e água. 

A prática regular de exercício físico dá também uma ajuda, uma vez que favorece a circulação sanguínea, garantindo o transporte de oxigênio e nutrientes a todas as células do organismo. 

Os minerais, os oligoelementos, as vitaminas, as proteínas, os ácidos gordos essenciais e os fotoativos são as principais substâncias que devem integrar a alimentação de quem deseja ter cabelo e unhas saudáveis. 

A nível do cabelo, combatem a queda, fortalecem, estimulam o crescimento, melhoram a elasticidade e aumentam o tempo de vida das células que constituem a fibra capilar. A nível das unhas, fortalecem, estimulam o crescimento e evitam que se quebrem com facilidade.

Vitaminas ”alimentam” profundamente o cabelo e as unhas, estimulam o crescimento e combatem a ação nefasta dos radicais livres responsáveis por danos a nível celular. 

Vitamina A impede a degeneração das células do cabelo devido a oxidação. Regula a produção sebácea, reduzindo a oleosidade excessiva do couro cabeludo. Melhora a elasticidade do cabelo e regula a multiplicação celular. 

Vitamina B1 é  benéfica para o sistema nervoso e combate os efeitos negativos do stress. Vitamina B2 conhecida pela sua propriedade de favorecer o processo metabólico das proteínas, açúcares e gorduras no corpo humanoEssencial para unhas saudáveis e para o crescimento do cabelo. Vitamina B5 É importante para combater a queda do cabelo e estimular o seu crescimento. 

Vitamina B6 intervém na síntese da queratina, sendo fundamental para a saúde do cabelo e das unhas. Biotina (Vitamina B8) essencial para o crescimento das células. Favorece a produção de queratina, fundamental para a estrutura do cabelo e das unhas. 

Ácido Fólico (Vitamina B9) retarda o embranquecimento do cabelo e ajuda a combater a sua queda. Vitamina B12 É fundamental para o crescimento e divisão das células. 

A Vitamina C é um poderoso anti-oxidante, atuando contra o envelhecimento celular. Ativa a produção de colágeno. A vitamina C ajuda na absorção do ferro, mineral favorece cabelo e unhas saudáveis. 

Vitamina E é um poderoso anti-oxidante, combatendo os efeitos nocivos dos radicais livres principalmente a nível das células e dos tecidos. Previne os danos celulares devido aos raios ultravioletas e retarda o envelhecimento. Favorece a microcirculação a nível do couro cabeludo.

Minerais e oligoelementos participam no metabolismo das proteínas responsáveis pela formação e estrutura do cabelo e das unhas. A sua carência torna o cabelo e as unhas mais finas, frágeis e quebradiças. A remineralização da fibra capilar e da estrutura das unhas é assim fundamental para se ter cabelo e unhas bonitas e saudáveis. 

Magnésio favorece a produção de energia a nível das células é é importante para a sua renovação. 

Zinco participa na síntese de proteínas, em especial queratina. Ferro é importante para o combate à queda do cabelo. 

As mulheres necessitam de uma reserva maior de ferro do que os homens para que este mineral “alimente” a raiz do cabelo e as unhas. Unhas quebradiças ou com sulcos, pode ser um sintoma de anemia por carência de ferro. Sódio Ajuda a manter a quantidade de água adequada no cabelo. Enxofre Essencial para a formação de queratina. 

Potássio controla a quantidade de água presente nos fios de cabelo. Cálcio contribui para a formação das proteínas do cabelo, bem como para o metabolismo do ferro e da vitaminas imprescindíveis para o crescimento do cabelo. A sua carência deixa o cabelo frágil e quebradiço. Silício participa na formação das unhas e do cabelo. Diminui a queda do cabelo e fortalece as unhas quebradiças. 

Ácidos gordos essenciais são fundamentais para a formação de queratina e colágeno a nível do cabelo e das unhas. A sua carência origina a formação de caspa e fragilidade capilar e das unhas. 

Fazem parte das membranas das células e participam no metabolismo normal do cabelo e das unhas. O óleo de salmão e o óleo de borragem são ricos nestes nutrientes. 

Fotoativos são ricos em ácido oléico, ácido linoléico, proteínas, flavonóides, carotenóides. Possuem propriedades antioxidantes, emolientes, nutritivas e regeneradoras a nível dos fios de cabelo, tornando-os homogêneos e fáceis de pentear. 

Estão presentes, por exemplo, no óleo de amêndoas, óleo de pêssego, extrato de azeitona e extrato de uva. Proteínas são essenciais para o crescimento e reparação do cabelo e das unhas.

Escolha alimentos ricos em nutrientes para o cabelo e unhas

Carne, peixe, cereais, ovos, lacticínios e derivados, frutos secos são as melhores fontes de proteínas. Os peixes gordos como o salmão e a sardinha são ricos em ácidos gordos essenciais, além de vitaminas e minerais. 

As vitaminas encontram-se nas frutas e vegetais, algas, ovos caipira, óleos vegetais prensados a frio (azeite, por exemplo), gérmen de trigo, sementes oleaginosas, semente de linhaça, peixes gordos, arroz integral, levedura de cerveja, leguminosas, grãos integrais e fígado. 

Os minerais existem no tomate, grãos integrais, legumes e vegetais verde-escuros (por exemplo, espinafre, couve de bruxelas, agrião, brócolis), sementes oleaginosas (abóbora e girassol, por exemplo), abacate, melão, abacaxi, banana, pimentão vermelho, alho, cebola, ovos, peixe, carnes magras, cogumelos, gérmen de trigo, levedura de cerveja, amêndoas, nozes, feijão preto, soja fermentada, abóbora, grão de bico, lentilha.

Tenha sempre à mão uma garrafa de água e vá bebendo ao longo do dia. Recomenda-se beber pelo menos a ingestão de 1,5 l de água por dia.

Diese: Produtos para uma alimentação saudável / Jornal informativo - Bambamel

Nenhum comentário:

Postar um comentário