quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Alimentos antibióticos

Antibióticos são substâncias produzidas por alguns tipos de micro-organismos que apresentam ação antimicrobiana contra outros micro-organismos.

Segundo Sidney Federmann, nutrólogo do Hospital São Camilo (SP) e autor do livro superalimentos que curam e previnem doenças (Discorey Publicações), é melhor consumir frutas ácidas in natura do que em sucos, pois a saliva neutraliza o ácido e as bactérias contidas na garganta, que são levadas ao estômago para serem destruídas. 
Veja a seguir os dez alimentos comprovados pela pesquisa científica:

Alho
Doenças que previnem: diarreias (Campylobacter) e úlceras de estômago (H.pylon).

Atuação: contém alicina, que é responsável por seu aroma. Estudos da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, mostraram que um derivado da alicina rompe o filme protetor da Campylobacter e muda sua estrutura enzimática até matá-la. 

A campylobacter é conhecida por contaminar alimentos e provocar diarreia.  A alicina ainda atua sobre o RNA da H.pylori, causadora de úlceras e do câncer de estômago.

Uso: como tempero de carnes e para refogar pratos quentes.
Quantidade: 600mg de alho por dia, o equivalente a 1 dente cru.

Cebola
Doenças que previnem: intoxicação alimentar provocada por Listeria monocytogenes, Escherichia coli e Staphylococcus aureus.

Atuação: uma pesquisa in vitro realizada pela Universidade de Barcelona, na Espanha, mostrou que extratos de cebola podem inibir o crescimento de uma grande variedade de bactérias que provocam intoxicação alimentar. Graças a duas propriedades antioxidantes,  em maior quantidade na cebola roxa (quercetina e campferol).
Uso: temperos
Quantidade: 1 cebola média por dia.

Eucalipto
Doenças que previnem: infecções respiratórias.
Atuação: seus óleos essenciais impedem a adesão de micro-organismos nas mucosas do nariz e garganta, estimulando sua eliminação pelo corpo.

Uso: como chá quente ou gelado. Cada 1 colher (chá) da planta rende 1 xícara. A planta pode ser batida ainda com suco de frutas ou consumida como xarope, a partir de uma calda de açúcar.
Quantidade: 2 xícaras do chá por dia.





Mel
Doenças que previnem: intoxicação alimentar (Staphycoccus aureus) e úlcera gástrica (H.pylori).

Atuação: contém uma enzima que produz peróxido de hidrogênio, de conhecida ação antisséptica. Pesquisadores da Universidade de Waikato, na Nova Zelândia, comprovaram que o mel destrói cepas da bactéria Staphylococcus aureus. A ação é similar à descoberta pela Universidade King Saud, da Arábia Saudita, contra a H. pylori.

Uso: como adoçante de sucos, cafés, iogurtes e sobremesas. Também pode ser utilizado para conservar frutas em compotas.
Quantidade: 1 colher (sobremesa) por dia.

Cranberry
Doenças que previnem: infecção urinária (Escherichia coli).
Atuação: a fruta possui compostos que impedem a aderência da bactéria no trato urinário, impedindo sua proliferação e facilitando sua eliminação pelo organismo. Um estudo recente da Worcester Polytehnic Institute, nos Estados Unidos, mostrou que a ação da bebida feita com a polpa da fruta, água e adoçante se estende por oito horas.

Uso: como suco. Se possível, opte pela polpa, já que as bebidas de caixinha possuem adição de conservantes e aditivos químicos que reduzem os benefícios da fruta.
Quantidade: até oito copos por dia.

Tamarindo
Doenças que previnem: enfermidades urinárias (Escherichia coli) e intoxicação alimentar (Staphlococus aureus).
Atuação: um estudo de 2006 publicado na revista científica Phytomedicine comprovou o potencial antibactericida do tamarindo. 

Seu mecanismo de ação não está esclarecido, mas acredita-se que a razão do sucesso seja o ácido tantárico, também responsável por sua ação laxativa.
Uso: in natura como suco.
Quantidade: até 3 copos por dia (lembrando que a fruta é laxativa).

Iogurte Probiótico
Doenças que previnem: infecção de bexiga, candidíase (cândida albicans) e vaginose (Gardnerella vaginalis).
Ação: a candidíase e a vaginose são provocadas pelo desequilíbrio da flora vaginal. A ingestão de Lactobacillus ajuda a irradicar as bactérias que, quando em excesso, provocam infecções. 

Os Lactobacillus ainda aumentam as chances de cura e evitam recidiva das doenças.
Uso: consumo de iogurte e leite fermentado com bactérias do tipo Lactobacillus.
Quantidade: até dois potes por dia.


Limão
Doenças que previnem: gastroenterite (Salmonella typhimurium).
Atuação: pesquisa da Universidade Shivaji, da Índia, publicada na British Journal of Pharmacology and Toxicology, mostrou que os flavonoides da casca do limão possuem ação bactericida contra Salmonella. 

O alimento ainda contém outros antioxidantes, como eriodicitol, hesoeretina e d-limoneno.
Uso: limpe e rale a casca. Use-a em sucos, doces e saladas.
Quantidade: uma unidade por dia.

Romã
Doenças que previnem: cáries (Streptococcus mutans) e intoxicação alimentar (B. cereus).
Atuação: não se sabe ao certo a razão, mas uma pesquisa da Universidade Pace, nos Estados Unidos, mostrou que o suco da romã diminui consideravelmente os micro-organismos que vivem na boca. Uso: fruta in natura ou como suco.
Quantidade: 1 unidade ou 1 copo de suco por dia.

Óleo de coco
Doenças que previnem: candidíase (cândida albicans) e cáries (S. mutans).
Atuação: ao ser digerido, o óleo de coco inibe a proliferação de bactérias que vivem na boca. Quem descobriu o feito foi o Instituto de tecnologia de Athlone, na Irlanda. 

A causa provável é que metade do óleo de coco é ácido láurico, precursor da monolaurina. Essa substância possui ação contra bactérias, vírus e protozoários.
Uso: como substituto do óleo de soja ou canola. Ele ainda pode ser misturado em vitaminas, usado para temperar saladas ou na receita de bolos e doces.
Quantidade: até 4 colheres (sopa) por dia.

Créditos: revista VivaSaúde, que teve ajuda de uma equipe de nutricionistas para compilar os dez principais alimentos com ação bacteriana comprovada por pesquisas científicas.
Imagem do tamarindo - créditos: arara.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário