quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Maracujá – combate o mau colesterol

Em outras línguas – no inglês, no italiano e no francês, ele é conhecido como fruto da paixão. Além do sabor azedo, é recheado de nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. 

É rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Conta com bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel.

Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que a casca do maracujá evita os picos de insulina, muito perigosos para os diabéticos, combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer, por ser rica em pectina, um tipo de fibra que arrasta gorduras para fora do organismo. É consumida na forma de farinha, misturada em sucos e iogurtes.

Nas sementes, pode ser encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito apropriado para uso na cozinha ou até em cosméticos, graças à sua ação emoliente e antioxidante. 

E as folhas do maracujazeiro oferecem igualmente benefícios. Nelas fica a maior parte dos ativos por trás da ação tranquilizante.

Contém alcaloides e flavonoides  substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares. Ajudam a combater a ansiedade, a depressão e os distúrbios do sono. Não é recomendado usar as folhas diretamente para fazer chá em casa, já que elas têm compostos tóxicos.

Créditos: Revista “Saúde” – Janeiro 2013 – nº 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário