sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A beleza na postura

A boa postura harmoniza as partes do corpo parado ou em movimento. Adotar a postura correta depende, principalmente de vigilância. Em pé, sentado, deitado ou andando é importante lembrar de manter a coluna reta e o pescoço alinhado a ela. 

Ao alinhar o pescoço, com os ombros bem posicionados, a cabeça fica no lugar, as omoplatas fogem da chamada “posição de asas”, deixando as costas sem estes ossos aparentes. 

Um segredo para manter ossos e músculos da coluna em seus devidos lugares é lembrar que o umbigo é o centro do corpo e que ele deve sempre ficar para dentro, com a musculatura ao redor presa. 


Quem larga esta parte do corpo acaba pecando para manter a estrutura corporal devidamente posicionada e incentivando o aumento da pança. Coluna e pescoço no lugar certo é o primeiro passo para todos os movimentos, inclusive para o repouso. Outra dica é imaginar que um fio, no alto da cabeça, está puxando o corpo. A postura, em muitos casos, depende apenas de autocorreção.

No mundo moderno, o ser humano fica boa parte do dia sentado. Esta é a posição para estudar, trabalhar, viajar e até para diversas atividades de lazer, que cada vez mais são realizadas em frente ao computador. Dores no pescoço e nos ombros são bastante comuns. As dores surgem principalmente por má postura ou tensão, advinda do estresse. 


Nos dois casos, a musculatura se contrai, com isso, o fluxo de sangue se reduz na região, que fica dolorida. Alguns movimentos ajudam a aliviar a tensão e lembram como estas partes do corpo estão permanecendo fora de eixo. 



Por exemplo: mexer o pescoço para frente, para trás, e de um lado para outro para perceber se ele está com alguma inclinação inadequada. O encosto da cadeira deve manter a região lombar apoiada – uma almofada pode ser utilizada se a cadeira não for ajustável.

Prestar atenção na coluna ao deitar e ao dormir, mantendo-a sempre reta. Na cama, a melhor posição é de costas, com a barriga para cima. 

Travesseiros devem apoiar o pescoço e facilitar o alinhamento da cabeça com a coluna, portanto, o tamanho varia de pessoa para pessoa. 

Para deitar, primeiro sente-se e coloque o tronco de lado no colchão para, depois, subir as pernas. Para levantar, vire-se de lado e sente-se. Quem é idoso, precisa evitar fazer isto rapidamente, porque pode ter tontura e cair.

Andar parece tão natural, mas se a coluna não estiver bem, fica mais difícil. A posição ereta é própria da natureza do ser humano, então, cuide para a musculatura não despencar. 


Firme os ombros e a coluna, levando a cabeça no lugar exato, e deixe fluir os movimentos coordenados de pernas e braços. Não é o caso de jingar ou rebolar em exagero. Quanto menos forçado, o andar fica mais elegante.

Créditos: Ortopedia e Saude
Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia (CRM-SP 54.294)
Presidente, desde 2005, do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS)

Um comentário: