sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Os olhos são o espelho da alma!

Segundo o Dr. Lowen, o contato dos olhos é uma das formas mais fortes e íntimas de contato entre as pessoas. Este contato envolve a comunicação do sentimento num nível mais profundo do que o verbal, porque o contato dos olhos é uma forma de toque.  

Quando a pessoa está carregada de energia, seus olhos brilham. O brilho dos olhos de uma pessoa é, assim, um bom sinal de seu estado de saúde. Qualquer depressão no nível de energia de uma pessoa diminui a luz de seus olhos. Na morte, os olhos se tornam opacos.  

Ao mesmo tempo, o grau da carga de energia dos olhos revela o grau da força do ego. O indivíduo que tem ego forte, consegue olhar diretamente nos olhos de outra pessoa. Este indivíduo pode fazer isso facilmente, porque está seguro de si mesmo.

Depoimento Dr Lowen, sobre a própria visão:
A esta altura, eu gostaria de fazer um comentário sobre aquilo que meus próprios olhos revelam. Eu costumava sempre pensar que meu olho direito era o mais forte. Ele tinha um olhar mais determinado com o qual eu me identificava. Alguns anos atrás, por ocasião de um teste para dirigir automóvel, soube, com surpresa, que este olho era o mais fraco dos dois. 

Meu olho esquerdo sempre tinha me impressionado por ser mais fraco pelo fato de chorar com mais facilidade e mais copiosamente numa situação de tristeza ou sob ação de um vento forte. 

Agora, percebo que esta qualidade do meu olho esquerdo preservava sua acuidade visual, enquanto que meu olho direito, aparentemente mais forte, era obrigado a defender meu sentimento profundo de tristeza que meu olho esquerdo era livre para expressar. Esta foi uma experiência pessoal que me fez perceber que a expressão de sentimentos nos olhos está intimamente relacionada e também influi na função da visão.

Atribuo minha boa visão de hoje a um hábito que eu tinha de ler de dia e, também, à ajuda da terapia, que me fez capaz de chorar e de expressar meus sentimentos abertamente. Eu adoro o sol e a claridade de um dia de verão. Eu costumava jogar tênis, exposto à luz do sol. 


Nunca tinha percebido o quanto isto era importante, até que há seis anos atrás aprendi que olhar uma cena ensolarada, ou se retratar num agradável ambiente cheio de sol, são técnicas que os seguidores de Bates usam para melhorar a miopia. 

Recordando isto, vejo que tinha necessidade de ver mais viva e claramente. Para mim, ver é crer. Eu gostaria de me descrever como uma pessoa visualmente orientada e isto explica meu interesse na expressão corporal.

Autor: Dr. Alexander Lowen  do livro "Bioenergética"
Créditos: latec.ufrj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário