segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Tratamento natural para artritismo

Espécie de reumatismo caracterizado pela inflamação de várias articulações do corpo, normalmente causada por pertubações no metabolismo, que propiciam o acúmulo de ácido úrico no organismo. 


O paciente sente dores nas diversas articulações, que às vezes incham, e o sistema nervoso sofre alterações, acompanhado de dores de cabeça e dificuldade respiratória em alguns casos. 

O tratamento somente será bem sucedido se o paciente eliminar de sua dieta os alimentos produtores de ácido úrico (carne, principalmente miúdos, fígado e rins, pescados, ovos e legumes secos) bebidas alcoólicas, café, chá-preto, cacau e seus derivados (chocolate). 

Use alimentos alcalinizantes (abacaxi, abóbora, alface, cebola, cenoura, pepino, laranja, limão, maçã, melancia, melão, nabo, pera, tomate, uva) e frutas frescas de época. 
Os banhos de sol matinais e a prática de exercícios físicos moderados ao ar livre contribuem para a eliminação do ácido úrico.

Tratamentos:
Alface: suco de talos (4 a 5 talos para 1 litro de água). Tomar 250ml à noite, 30 minutos antes de deitar-se.
Chicória e almeirão: suco combinado diluído em água. Tomar 250ml pela manhã, em jejum.
Rabanete: suco diluído em água. Tomar 250ml pela manhã, em jejum.

Abacaxi, laranja, melancia, melão: refeições exclusivas 4 vezes por semana (utilizar apenas uma espécie de alimento em determinada refeição, mantendo-se a normalidade nas demais). As refeições exclusivas são compostas quase exclusivamente por frutas, mais agradáveis de serem ingeridas isoladamente. 

Para pessoas que realizam três refeições diárias, recomenda-se a refeição exclusiva no desjejum ou no jantar. Para que não haja prejuízo nutricional, esta forma de tratamento deve ter duração curta, não deve ultrapassar de cinco dias.


Alecrim, boldo, camomila e carqueja: chá combinado (30g para 1 litro de água). Tomar 1 xícara após as refeições.

Alfavaca, cavalinha, quebra-pedra e urtiga: chá combinado (30g para 1 litro de água). Tomar 2 xícaras após as refeições.

Chapéu-de-couro:  chá das folhas (20g para 1 litro de água). Tomar 2 xícaras ao dia.

Sucupira: chá das sementes (20g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.


Créditos: Livro: “Medicina alternativa de A a Z” – Autor: Carlos Nascimento Spethmann
Fotos: Photl

Nenhum comentário:

Postar um comentário