sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Plantas medicinais: uma experiência a cada dia



Japecanga (Smilax japecanga): trata-se de uma trepadeira brasileira com qualidades similares às da salsaparrilha (Smilax salsaparrilha), da qual é parente próxima. 

Por aumentar a atividade do fígado e dos rins, o chá das raízes age como depurativo do sangue, sendo recomendado para tratar reumatismo e acompanhar tratamento com antibióticos. 

Embora seja  um tradicional medicamento indígena para sífilis, só deve ser usada como coadjuvante, no tratamento com antibióticos receitado pelo médico.

Chá para reumatismo:
Despeje 1 copo de água fervente sobre uma colher (sopa) raízes secas e coe. Tome morno, antes das principais refeições, durante 15 dias por mês.


Coco (cocos nucifera): o coco-da-baia é uma palmeira frequente, em grande quantidade neste país, principalmente nos Estados da Bahia e de Pernambuco, onde confere à paisagem litorânea um toque de singela beleza. A palmeira ocupa lugar fundamental na literatura botânica.

Desinteria: tomar 2 xícaras (chá)  de leite de coco natural, sem açúcar.
Enjoo: tomar água de coco aos goles. Recomenda-se especialmente em viagens marítimas. Aconselha-se levar alguns cocos  verdes.
Prevenir cáries dentárias: comer frequentemente coco, mastigando bem.
Calmante: tomar água de coco em abundância.
Asma: tomar de manhã e à noite 2 ou 3 colheres (sopa) do leite de coco aquecido. Em seguida, tomar chá de agrião.
Artrite: os artríticos devem beber regularmente água de coco.
Falta de apetite: tomar água de coco algumas horas antes da refeição. Não usar outros alimentos nos intervalos da alimentação.
Doenças das vias respiratórias: tomar o infuso das flores do coqueiro com mel.
Verminoses: mastigar bem e deglutir em jejum, pela manhã 1 colher (sopa) de coco ralado fresco.

Artemísia: (Chrysanthemum parthenium): antiflatulento (contra gases intestinais), emenagogo (facilita a menstruação), antiespasmódico (relaxa a musculatura lisa e combate cólicas), tranquilizante e digestivo.

Receita à base de Artemísia: prepara-se uma infusão com 1 colher (sopa)  de flores e folhas picadas em 1 xícara por dia. Ao utilizar-se internamente sugere-se para crianças com até 5 anos, 1/3 da dose, e para crianças com mais de 5 anos, a metade.
Efeitos colaterais: é abortiva.

Não fazer uso das plantas medicinais, sem antes consultar um especialista ou o seu médico.

Créditos: Kátia Schmidt Rodrigues (Bióloga e especialista em plantas medicinais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário