segunda-feira, 1 de julho de 2013

Intolerância à lactose

É um mal estar após o consumo de leite ou de seus derivados.

O que acontece?
Para ser absorvida, a lactose precisa ser transformada em carboidratos de mais fácil digestão.

Lactose= açúcar no sangue
Lactase= enzima que decompõe a lactose. 
Enzima é uma proteína que ajuda o corpo em funções biológicas, como a digestão.

Quando a lactase não é fabricada ou há deficiência da enzima, a digestão da lactose é mais difícil. Acaba sendo fermentada por bactérias, que produzem ácido láctico e gases.

Resultado: a lactose e o ácido láctico chegam ao intestino grosso e causam dor abdominal, náuseas, desconforto, diarreia, flatulência e cólicas.

Existem três tipos de intolerância à lactose:
1 – Defeito genético: a chamada deficiência congênita da enzima é um defeito genético raro, no qual bebês, principalmente prematuros, nascem sem a capacidade de produzir lactase. A intolerância é permanente.

2 – Doenças intestinais: muito comuns no primeiro ano de vida. A deficiência de produção da lactase é temporária. A volta da capacidade de fabricar a enzima depende do organismo de cada pessoa.

3 – Redução da enzima: é mais comum na população. Pode afetar as pessoas em qualquer idade, devido à tendência natural do corpo de, com o tempo, diminuir a produção de lactase.

Tratamento:
É feito com base na dieta, já que não é possível fazer o corpo produzir a enzima lactase. A intolerância à lactose não leva à morte.

Suplementos:
Outra forma de evitar os sintomas é experimentar os suplementos da enzima lactase, disponíveis no mercado em comprimidos ou tabletes mastigáveis, que são ingeridos com os lacticínios.

Alimentação:
Para evitar seus sintomas, devem-se excluir leite e seus derivados da alimentação, além de produtos ou alimentos preparados com leite, mas sempre com orientação médica, pois cada caso é um caso.

Falta de leite:
·         Deixar de ingerir leite, rico em cálcio, pode causar danos à saúde, como problemas  nos ossos.
·         Hoje é possível substituir o leite pelos que têm pouca ou nenhuma lactose, como o leite de soja.
·         Seus derivados com pouca lactose também podem ser consumidos: queijos duros, como parmesão e provolone, iogurtes de consistência firme, para comer de colher.

         Vegetais de cor verde-escura ajudam a substituir a falta do leite na alimentação.
·         Entram na lista brócolis, couve, agrião e mostarda, além de repolho e nabo.
·         Peixes também devem ser consumidos, principalmente os de “ossos moles”, como salmão e sardinha, mariscos e camarão.

Intolerância x alergia:
·         A alergia é uma resposta do sistema imunológico (de defesa do corpo) a algum componente do alimento.
·         A intolerância é uma reação que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico.


Gastroentarologista Ricardo Barbuti, membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia,  endocrinologista e nutrólogo Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento.

Créditos: Jornal Agora “Viva-Bem”

Nenhum comentário:

Postar um comentário