quarta-feira, 10 de julho de 2013

Própolis verde – Contra micróbios e trata o câncer

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Campinas (Unicamp) classificou a própolis brasileira em 13 tipos, que variam conforme a cor, a composição e a consistência. 

As pesquisas com essa resina no País já têm mais de 15 anos, tempo em que se confirmaram suas propriedades anti-inflamatória, analgésica, anticancerígena e moduladora da imunidade. 

Propriedades terapêuticas da Própolis Verde:

Ação antimicrobiana: devido sua forte ação antimicrobiana, a própolis é utilizada como "antibiótico natural". Vários estudos realizados mostram que a própolis possui grande eficiência contra microorganismos. 

Ação cardiovascular: a própolis tem ação redutora na pressão arterial e produz um efeito calmante. Os Dihydroflavonoides contidos na própolis auxiliam combate à hipertensão e também tem se mostrado eficiente na proteção do fígado contra os efeitos do álcool e tetraclorídricos.

Ação no tratamento dentário: também é muito utilizada para tratamentos dentários. Atuando como uma proteção no esmalte dos dentes, bem como um grande analgésico. Diluída em água e com seu uso feito através de bochechos, ela reduz o crescimento e promove a prevenção de cáries. Também é bastante recomendada para o tratamento de gengivites reduzindo as hemorragias e proporcionando ajuda na remoção da placa bacteriana.

Ação no sistema respiratório: a própolis também mostrou efeitos positivos nos tratamentos de bronquites crônicas, renites alérgicas, faringites, rinofaringolaringites, faringolaringites e formação de catarros, atuando como expectorante natural.

Ação anti-cancerígena: desde 1992 vem sendo realizados estudos in vitro com a própolis para o combate e inibição do aumento do carcinoma de câncer de útero. Também houve bons resultados em estudos in vitro com ratos contra células de câncer de ovário, peito carcinoma, câncer de colo, pulmão e de estômago. A substância reagente já foi isolada na própolis é conhecida como Artepellin C. 

Ação anti-oxidante: estudos datados de 1980 comprovam que a própolis possui um poderoso anti-oxidante natural, que mostra-se capaz de liberar radicais que protegem os lipídios e compostos vitamínicos como o "C" de ser oxidado ou destruído no organismo humano. É provável que esta oxidação /destruição seja responsável em grande parte por doenças cardiovasculares, artrite, câncer, diabetes, mal de Parkinson e doença de Alzheimer. 

Efeitos cicatrizantes e reparadores do tecido humano: tem se mostrado um grande estimulante para diversas enzimas do corpo humano responsáveis pelo metabolismo, circulação sanguínea e formação de colágeno, assim como melhorar na recuperação de feridas provocadas por queimaduras. Estes resultados satisfatórios neste tipo de tratamento é devido a presença de uma substância encontrada na própolis (arginine).

Ação anestésica: alguns agentes contidos na própolis propiciam efeito anestésico. Isso explica por que é usada há séculos no tratamento de dores de garganta e feridas de qualquer grandeza. Também é amplamente utilizada no tratamento dentário como anestésico em forma de pomadas desde 1984.

Ação no sistema imunológico: estudos realizados no Japão mostram que a própolis ajuda a aumentar o sistema imunológico dos seres humanos, ativando células imunológicas que produzem citocinas. Isso ajuda a explicar o efeito que a própolis produz na redução de tumores e também como coadjuvante natural na repressão do vírus HIV.

Ação no sistema respiratório: a própolis também mostrou efeitos positivos nos tratamentos de bronquites crônicas, renites alérgicas, faringites, rinofaringolaringites, faringolaringites e formação de catarros, atuando como expectorante natural.

Créditos: dados fornecidos pelo fornecedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário