quarta-feira, 19 de março de 2014

Dicas naturais para pele e cabelos - Jardim da beleza

Babosa ( Aloe vera ) – É rica em vitamina E, é ótima para hidratar o rosto, corpo e cabelo. A babosa pode ser cultivada em vasos. Não gosta de muita água. Deve ser regada duas vezes por semana. Utiliza-se o gel contido dentro da folha, que pode ser armazenado.

Receita:
Tire uma folha inteira de babosa, lave com 2 gotas de detergente. Retire os espinhos laterais com uma faca. Use a camada amarelada do gel.
Corte o gel em cubinhos e enrole no papel filme. Use 1 cubinho para hidratação facial à noite e dia (passe protetor solar) e guarde o resto no congelador.

Camomila – Descansa os olhos, clareia olheiras e diminui irritações e alergias da pele. A planta deve ser irrigada quatro vezes por semana. Na pele, age como calmante e refrescante. Também contém apigenina, um composto amarelo que realça e dá brilho aos cabelos loiros.
Receita:
Pegue 3 galhos de camomila e coloque em 1 saquinho de pano. Adicione 250 ml de água. Deixe o saquinho de molho na água por 2 horas na geladeira.
Faça compressas várias vezes ao dia. Não precisa enxaguar.

Lavanda – Relaxante, é um poderoso calmante para o corpo e a mente. Você pode retirar alguns galhos da sua lavanda, misturar na água, deixar agir por 30 minutos. Depois aplicar no corpo após o banho, não enxágue. A planta deve ser irrigada quatro vezes por semana.

Alface – Não serve apenas para comer, mas também para acalmar a pele. As mudas precisam de irrigação cinco vezes por semana.
Receita:
Junte 3 folhas de alface, faça um chá com 300 ml de água. Aplique ainda morno no rosto, com ajuda de gaze ou algodão. Deixe agir por 20 minutos e passe seu creme hidratante.

Hortelã – Além de fazer muito bem para a digestão, é usada na cosmética pra refrescar, limpar e melhorar a elasticidade da pele. A plantinha também precisa de rega frequente: cinco vezes por semana.
Receita:
Junte duas colheres de folhas frescas picadas de hortelã. Ferva um copo de água e adicione a hortelã. Deixe descansar por 30 minutos. Aplique no rosto. Não precisa enxaguar.

Malva – Poderoso emoliente. Além de cuidar da beleza, ela também é medicina, agindo como um antisséptico. Pode ser usada para fazer gargarejo para acalmar irritações da boca e amígdalas. Irrigue a malva cinco vezes por semana.

Receita de tônico facial:
Junte duas colheres de folhas frescas picadas (malva). Ferva um copo de água e adicione a malva. Deixe descansar por 30 minutos. Aplique no rosto, não enxágue.

Para os cabelos - podem ser lavados três vezes por semana com chá de: 
Alecrim e sálvia (cabelos escuros)
Camomila ou calêndula (cabelos sensíveis ou mistos)
Bardana (cabelo claro e oleoso)
Arnica (cabelo oleoso)
Hortelã (refresca e limpa)
Hamamelis e cavalinha (cabelos mistos e oleosos).
As plantas realçam a cor dos cabelos. Se quiser manter as luzes, use
camomila ou bardana. Mas se quiser escurecer os fios, use alecrim ou sálvia.



Revista florescer – outubro 2013 – Almeida Flores - Bambamel Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A bondade em palavras cria confiança; a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor. Provérbio chinês

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...