segunda-feira, 17 de março de 2014

Goji Berry - Superalimento


Possui uma grande quantidade de nutrientes antioxidantes. Nela encontramos 18 aminoácidos, elevadas concentrações de vitamina A (beta-caroteno), B1, B2, B6 e vitamina E. É a fruta com maior quantidade de vitamina C (tem muito mais do que a laranja, por exemplo), ricas em ferro, polissacarídeos e fitoquímicos, sendo os destaques a luteína e zeaxantina.

A goji Berry é rica em polissacarídeos, que impedem a absorção de patógenos intestinais (imunidade). Possui vitaminas do complexo B que auxiliam na constituição de células protetoras (imunidade). Tem arginina e glutamina, que auxiliam na liberação do hormônio do crescimento (interessante para quem quer ganhar massa magra). Potente estimulante, auxilia no aumento no nível de energia e na capacidade de concentração.

Pela ação estimulante, também pode ajudar na redução da fadiga e do estresse. Sua ação antioxidante promete benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes. Rica em fitoquímicos (carotenoide, zeaxantina, luteína e antocianina) que atuam como substâncias anticancerígenas.


Os carotenoides são substâncias que previnem o envelhecimento da pele.
A zeaxantina e a luteína são substâncias que atuam na proteção dos olhos.

Por conter triptofano, um precursor de serotonina, seu consumo está associado ao bom-humor, alegria e satisfação.
Pela presença de beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol.

A fruta ajuda a emagrecer?
Até o momento não foram realizados estudos que comprovem um efeito emagrecedor da goji berry. Ela tem potente ação estimulante, pode auxiliar no estímulo à prática de atividades físicas e, consequentemente, causar emagrecimento.

Existe alguma contraindicação?
Alguns estudos nos Estados Unidos apontaram que o consumo excessivo de chás com goji berry tem ação inibitória da warfarina (medicação utilizada para evitar trombose). Seu consumo não é recomendado para quem faz uso dessa medicação.

Supõe-se que alguma substância da fruta interaja com o P450 – local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados. Seu consumo não é indicado para quem faz uso de medicações importantes para o controle glicêmico e de pressão, por exemplo. Recomenda-se o consumo distante do uso das medicações diárias.

Receita de Mousse de goji berry
Ingredientes
½ xícara de chá de goji berry desidratada
1 pote de iogurte natural desnatado
1 caixinha de creme de leite light
1 envelope de gelatina sem sabor
½ xícara de chá de leite desnatado
5 colheres de sopa de adoçante em pó para forno e fogão
Modo de preparo: coloque a goji berry de molho em água morna por 30 minutos. Dissolva a gelatina em 300 ml de água morna, e misture a goji berry hidratado e 3 colheres do adoçante. Reserve.
Bata os demais ingredientes na batedeira até atingir uma mistura homogênea.
Distribua as duas misturas em camadas, em taças, deixe na geladeira por 2 horas. Sirva gelado.

Créditos: Clicrbs

Um comentário:

  1. Tem um amigo que plantou este frutinha em casa , vamos ver se pega...bjo

    ResponderExcluir