sexta-feira, 4 de abril de 2014

Onde buscamos a nossa alegria?

Todos, de alguma forma, estão em busca da alegria. Pelo menos foi essa a conclusão do psiquiatra Cloninger, pesquisador da Universidade de Oxford, em seu livro  – “Sentir-se bem: a ciência do bem-estar”. 

Após pesquisa com mais de uma centena de pacientes, sua conclusão foi a de que todos estão em busca da alegria e a compreendem basicamente como uma sensação de bem-estar. 

Segundo ele, é nessa busca que muitas pessoas se machucam, pois se por um lado todos buscam a alegria, a maioria não sabe onde encontrá-la e muitos nem conseguem sequer defini-la. 

Essa constatação também tem sido alvo de estudos, em particular do pesquisador E. Diener, que escreveu a obra: “Very happy people” (Pessoas muito felizes) com base em pesquisa realizada com estudantes universitários que, questionados sobre a definição e a fonte da alegria, simplesmente não souberam responder.

Desde a época do filósofo grego Epicuro, a alegria tem sido compreendida como a manifestação e a vivência do prazer. Foi ele próprio quem disse que “o prazer é o principio e o fim do viver feliz” (Marleine Cohen em a História da Felicidade). Mas será isso mesmo?

Na pratica, será o prazer a palavra final em termos de alegria? Fazendo uma análise bem prática e totalmente empírica, podemos dizer que nem sempre o prazer gera alegria. Pelo contrário. Muitas pessoas, em busca do prazer, encontraram destruição e tristeza. 

Quantas histórias você já conhece de pessoas que saíram em busca do prazer e destruíram a si mesmas, suas famílias e até a sociedade? É preciso rediscutir a fonte da alegria.

O salmista, em um momento de reflexão declarou que Deus encheu seu coração de alegria. “Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho”. Salmo 4.7

Não apenas nesse texto na Bíblia, mas em outros 358 versos. Há mais de 2000 frases que relacionam a alegria a Deus. O Criador do ser humano, que concebeu as emoções e sensações próprias da humanidade, deixou claro em Sua Palavra, que a alegria está relacionada a Ele. É uma busca, uma experiência espiritual! Ninguém, longe de Deus, conseguirá ser feliz. 

A concepção da alegria está em um relacionamento com Deus na perspectiva de que somente Nele o homem encontrará a verdadeira felicidade.
Ainda que o ser humano busque alegria e pague caro por ela, não será no prazer - em qualquer forma – que a encontrará. 

O prazer por si mesmo nem pode significar alegria. A verdadeira alegria é mais do que prazer. É mais do que uma sensação passageira de bem-estar ou realização. Alegria é uma experiência em que Deus preenche nosso coração com Sua poderosa presença, e isso gera em nós algo muito mais forte e completo do que qualquer pessoa ou coisa poderá dar.

Créditos: Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez

6 comentários:

  1. Muito bonito e significativo este texto. A espiritualidade nos leva a caminho da nossa essência e do nosso coração. Mônika

    ResponderExcluir
  2. Lindo Sam, amei!!! Estava precisando ouvir belas palavras...
    Obrigada!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi, minha querida amiga Sam, concordo plenamente com a materia que vc postou,Linda e muito inteligente, é uma lição de vida para pessoas que só pensão, nas coizas materiais, e só ficam alegres quando as adquire, só que tem um detalhe, e uma felicidade passageira, porque a verdadeira alegria está dentro de nos mesmos, pois elá já nasce com a pessoa pois Deus não faz uma obra que não sejá completa, e nos somos filhos do Pai que e só perfeição!!! Bjos te amo!!!! Eva da Silva Couto

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A felicidade é ter Deus na nossa vida,o qual para aquele que crê e tem fé sabe que por mais que na vida se apresenta adversidades,sempre há uma luz no fim do túnel,pois ELE pela sua infinita bondade dá forças,nos guia,dá-nos entendimento para atravessar esses momentos e alcançarmos VITÓRIAS.Para quem tem essa certeza sempre está e estará feliz.Bjs Elaine Cristina

    ResponderExcluir
  6. Que lindo...vou reproduzir uma parte no meu "bom-dia de hoje, um bjo boa, semana fique com Deus!

    ResponderExcluir