quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Fibras – Uma vassoura dentro do corpo

Elas limpam o sangue e facilitam o trabalho do organismo. Além disso, se consumidas adequadamente, favorecem emagrecimento. Veja outros benefícios:

Gera saciedade: fibras solúveis absorvem água e formam um gel, permanecendo mais tempo no estômago. Com isso a sensação de saciedade é mais duradoura.

Reduz o colesterol: diversos estudos indicam que, quando combinadas com uma dieta pobre em gorduras, as fibras ajudam a reduzir a taxa de LDL (o colesterol de baixa densidade, prejudicial ao organismo). 

No trato intestinal, as fibras absorvem as moléculas de gordura e produzem compostos que normalizam a síntese de colesterol pelo fígado.

Controla a glicose: fibras promovem a liberação mais lenta e constante de glicose, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue. Esse efeito é particularmente benéfico para os diabéticos, e para prevenir essa doença.

Facilita  a digestão: refeições ricas em fibras exigem melhor mastigação, o que torna a digestão mais fácil. Por outro lado, o processo digestivo como um todo fica mais lento e, por isso, os nutrientes são melhor aproveitados.

Faz o intestino funcionar melhor: fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino, evitando a prisão de ventre e outras doenças. Essa aceleração também previne câncer. Em alguns casos, as fibras destroem as bactérias nocivas alojadas no intestino grosso.

Combate mau hálito: fibras de certos alimentos ajudam a limpar a cavidade bucal, impedindo a formação de uma crosta sobre a língua, chamada saburro, principal responsável pelo mau hálito.

Alimentos ricos em fibras: aveia, feijão, milho, pipoca, grão-de-bico, goiaba, beterraba, alface, couve-manteiga, pão integral, caqui chocolate, arroz integral, ameixa crua, macarrão integral, pera, lentinha, brócolis, ervilha, amêndoas, cevada, farelo de trigo, tangerina com bagaço, laranja com bagaço, semente de abóbora, figo seco, agrião, repolho, manga, kiwi, linhaça.


Créditos: “O poder curativo das plantas” – Coleção André Resende - Fitoterapeuta

2 comentários:

  1. Um enorme beijo para minha amiga San. Sempre com excelentes dicas.

    ResponderExcluir
  2. Acho que preciso comer mais fibras...rs, um bjo amiga!

    ResponderExcluir