quarta-feira, 18 de março de 2015

Alimentos funcionais: a saúde que vem do ‘prato’

São compostos por substâncias que: ajudam na prevenção de doenças, tais como, doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão e diabetes; ajudam a melhorar o metabolismo e o sistema imunológico; promovem a saúde tanto física quanto mental; e agem no fortalecimento do organismo.

Essas substâncias são encontradas em frutas, verduras, cereais integrais e peixes. Alguns chás, como o chá verde, são também ótimas fontes dessas substâncias funcionais e têm alto poder antioxidante e anti-envelhecimento, graças à substância chamada catequina, que é encontrada nele. 

O tomate, rico em licopeno, ajuda a prevenir o câncer de próstata; o vinho tinto é rico em polifenóis e resveratrol, substâncias que ajudam o coração a ficar sempre sadio; outra também muito valorizada é o ômega 3, substância encontrada nos peixes que ajuda na prevenção de doenças do coração.

Alimentos como o trigo, a banana, a alcachofra, cebola e o alho possuem os oligossacarídeos, que ajudam na função hepática, reduzem a pressão arterial, baixam o colesterol ruim, evitam a constipação e previnem contra a osteoporose. A soja que contém uma substância chamada isoflavona, ajuda a prevenir contra o câncer, osteoporose, diabetes e doenças do coração.

Consumo
É necessário que o consumo dos alimentos funcionais seja regular, para que seus benefícios sejam alcançados.
A indicação fica no maior uso de vegetais, frutas e cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos.
Outra dica é substituir em parte o consumo de carne vermelha e embutidos por soja e derivados ou peixes ricos em ômega 3.

Os alimentos funcionais somente dão o efeito desejado quando fazem parte de uma dieta equilibrada e balanceada. Para obter bons resultados no controle do colesterol, faça uma dieta pobre em gordura saturada.

Principais compostos funcionais investigados pela ciência
Créditos: Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais

Créditos: Imagem e texto: Embrapa – Reciclando idéias

Nenhum comentário:

Postar um comentário