quarta-feira, 4 de março de 2015

Em busca do corpo perfeito

Com a pressão dos ideais de beleza impostos pela indústria da moda e alimentados pela mídia, a valorização do corpo perfeito tornou-se uma obsessão global. 

Hoje cada vez mais pessoas buscam formas de transformar o físico, em busca da perfeição de acordo com os padrões.

Essa intensificação do culto à estética já traz danos notórios para a sociedade. A vigorexia [transtorno caracterizado pela prática de exercícios físicos em excesso] tomou um vulto assustador. 

Muitos colocam suas vidas em risco, consumindo remédios para emagrecer, anabolizantes e fazendo cirurgias desnecessárias.

Para o psicólogo Fernando de Almeida Silveira, o maior prejuízo da valorização exagerada da boa aparência é o fortalecimento da concepção de corpo-objeto.  

As pessoas passaram a enxergar o corpo hoje como uma coisa moldável, conforme certos padrões estéticos, fomentados por uma pressão social de classe. Nesse sentido, o físico, os sentidos e a alma são massificados por conta dessa ditadura de idealização da beleza. 

Com essa transformação do corpo em coisa, o próprio indivíduo se reduziu a um objeto, que só possui valor como ostentação dentro dos padrões preestabelecidos.


Créditos: pesquisa - Sesi Educa

Nenhum comentário:

Postar um comentário