segunda-feira, 9 de março de 2015

Será que as abelhas detêm a cura da calvície?

A própolis, uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas da flora alteradas pela ação das enzimas contidas em sua saliva, estimulou o crescimento de pelos em camundongos em uma nova pesquisa realizada por cientistas japoneses.

O material resinoso é usado pelas abelhas para selar os pequenos buracos presentes na colmeia. 

As propriedades antibióticas e fungicidas desta substância, eram conhecidas desde a mais remota antiguidade. 

De acordo com a equipe de pesquisa, própolis pode conter indicações importantes sobre como reverter a queda de cabelo em humanos. 

Uma descoberta anterior sugere que a própolis pode ajudar a estimular o desenvolvimento das células que contribuem para o crescimento do cabelo. O cientista Ken Kobayaski e sua equipe ficaram curiosos em descobrir se poderia na verdade criar novos fios.

Eles prepararam os camundongos raspando-os ou encerando-os, e em ambos os casos os pelos daqueles que haviam recebido a aplicação tópica de própolis cresceram mais rápido que aqueles nos quais não havia sido aplicada a cera. 

Outro detalhe importante: o número de células envolvidas no crescimento capilar aumentou após o produto ter sido aplicado. "A própolis estimula o crescimento do cabelo, estimulando a proliferação dos queratinócitos de cabelo", concluíram os pesquisadores.

Embora tenha sido testado apenas em camundongos capazes de crescer pelo, em vez de camundongos pelados, a equipe de pesquisa destaca que a queda de cabelo muitas vezes é o resultado de uma inflamação. 

Devido ao fato de conter princípios anti-inflamatórios, os pesquisadores explicam que esperam que a própolis possa reverter a perda de cabelo, embora saibam que testes complementares são necessários.
A própolis, que também possui propriedades antifungais, era usado antigamente para combater inflamações e curar feridas.
O estudo foi publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Texto adaptado
Créditos: Brazil Beauty News

Nenhum comentário:

Postar um comentário