sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Ceia à brasileira é a solução para economizar no Natal

Os preços dos produtos que compõem as ceias de Natal e Ano Novo ficarão mais salgados. O aumento do dólar, de 41,5% no ano, vai impactar principalmente no valor dos itens importados.

A ABBA (Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas e Alimentos) estima que os itens típicos das ceias do fim de ano deverão ter 30% de reajuste. No ano, só o bacalhau acumula alta de 14%, segundo levantamento da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). 

Para economizar, prepare apenas um prato principal e capriche nos acompanhamentos. Invista em saladas e aperitivos e use a criatividade.  Uma alternativa é substituir o bacalhau por peixes mais baratos. Peixe é um alimento caro, mas um filé de pescada, pacu ou cação é saboroso e sai bem mais barato. Já o tradicional peru natalino pode ser trocado por um frango mais incrementado, recheado com farofa. 

O preço das frutas secas subiu 13,2% na comparação com o mesmo período de 2014. Dá para trocar o damasco por ameixa seca ou uva-passa e as nozes por amendoim. Para degustação, faça uma mistura de ameixa, amendoim, castanha e uva-passa. 

Nas sobremesas, o ideal é optar por mousses de frutas tradicionais da estação, como limão ou pêssego.

Ao fazer as compras, tem que ficar de olho nas ofertas, que podem ser muito boas nessa época. Peru, chester e pernil da empresa BRF, das marcas Sadia e Perdigão, não terão aumento neste natal.

Procure ofertas no supermercados e compare preços.
Deixe apenas os produtos perecíveis, como frutas ou peixes frescos, para serem comprados mais perto do Natal. O restante pode ser comprado antes, com preços menores.
Calcule quantas pessoas vão comer e evite exageros.


Créditos: dados do Jornal Agora

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É a ceia vai ser bem mais magra esse ano amiga...o importante é estarmos em boas companhias e rodeados daqueles que nos querem bem...um bjo

    ResponderExcluir