quarta-feira, 23 de março de 2016

Como impedimos que a negatividade surja e como nos livramos dela, já que está lá?

Sempre que perceber alguma forma de negatividade crescendo dentro de você, não olhe para ela como um fracasso, mas sim como um sinal que está lhe dizendo: “Acorde. Largue a sua mente. Esteja presente”.

Existe um romance de Aldous Huxley chamado a”A Ilha” escrito em seus últimos anos de vida, quando ele ficou muito interessado nos ensinamentos espirituais. 

Conta a história de um homem que naufragou perto de uma ilha isolada do resto do mundo. 

Essa ilha era habitada por uma civilização especial. A coisa estranha sobre ela é que seus habitantes, diferente do resto do mundo, eram sadios, de verdade. 

A primeira coisa que o náufrago percebe são os papagaios multicoloridos empoleirados nas árvores, que davam a impressão de estar repetindo as palavras “Atenção. Aqui e agora. Atenção. Aqui e agora”. 

Adiante, descobrimos que os habitantes da ilha ensinaram essas palavras aos papagaios para que fossem sempre lembrados para ficar presentes.

Portanto sempre que sentir a negatividade crescer dentro de você, causada ou não por um fator externo, um pensamento ou mesmo nada em particular, olhe para ela como se fosse uma voz dizendo “Atenção. 

Aqui e Agora. Acorde.” Até mesmo a mais leve irritação é significativa e precisa ser conhecida e observada. 

Do contrário, haverá um aumento cumulativo de reações não observadas. Você pode descartá-la assim que perceber que não quer ter esse campo de energia no seu interior e que ele não tem nenhum objetivo. 

Se não conseguir, simplesmente aceite que ela está ali e concentre a sua atenção no sentimento. Uma alternativa para descartar uma reação negativa é fazê-la desaparecer ao imaginar a si mesmo se tornando transparente para a causa externa da reação.

Tudo isso pode ser transformado em prática espiritual. Sinta-se ficando transparente, sem a solidez de um corpo material. 

Agora, permita que o barulho, ou o que estiver causando a emoção negativa, passe através de você. Ele não está mais golpeando uma “parede” sólida dentro de você. 

Pratique primeiro com uma coisa simples. O alarme de um carro, o choro de uma criança, o barulho do tráfego. 

Em vez de ter uma parede de resistência dentro de você, que é atingida de modo constante e doloroso pelas coisas que “não deveriam estar acontecendo”, deixe que tudo passe através de você.

Alguém diz alguma coisa grosseira para ferir você. Em vez de desencadear uma reação inconsciente e uma negatividade, como uma agressão, uma defesa, ou um retraimento, você deixa isso passar através de você. 

Não ofereça resistência. É como se não existisse mais ninguém ali para ser machucado. 

Isso é perdão. Nesse sentido você se torna vulnerável. Pode dizer a essa pessoa que o comportamento dela é inaceitável, se você escolher fazer isso. 

Mas essa pessoa já não tem mais o poder de controlar o seu estado interior. Você passa a estar em seu poder – não mais em poder de alguém, nem sob o governo da mente

Quer seja um alarme de carro, uma pessoa grosseira, uma inundação, um terremoto, ou a perda de todos os seus bens, o mecanismo de resistência é o mesmo.


Créditos: Livro: “O Poder do Agora” Eckhart Tolle – “Este é um dos melhores livros que surgiram nos últimos tempos. Cada frase transmite verdade e poder.” Deepak Chopra, autor de As Sete Leis Espirituais do Sucesso.

Um comentário: