quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Dr. Oz ensina como quebrar a dieta e resistir aos doces

Créditos da imagem: Doctor Oz

Em entrevista exclusiva à Marie Claire, o médico e apresentador explicou como manter a perda de peso mesmo sem abrir mão permanentemente dos pratos favoritos. 
Mehmet Öz, mais conhecido como Dr. Oz, é um dos médicos mais famosos da TV americana. Com aparições no programa da apresentadora Oprah Winfrey, o cardiologista, formado em Harvard e professor da Universidade de Columbia, se tornou uma espécie de guru da vida saudável naquele país.  Em seu talk show, exibido no Brasil pelo canal Sony, o especialista em saúde sempre aborda um dos temas mais caros às mulheres que desejam emagrecer: como manter uma dieta.
"A melhor maneira de perder peso é, definitivamente, com um regime equilibrado baseado na ingestão de nutrientes, proteínas, fibras, cálcio, vitaminas e minerais", disse o médico. 

Nesta entrevista exclusiva à Marie Claire, Dr. Oz também falou sobre como "comer limpo", resistir aos doces e ainda ensinou duas receitas de smoothies saudáveis. 

Marie Claire - Há alguma nova tendência em dieta nos Estados Unidos?
Dr. Oz - Há muitas tendências loucas por aí. Uma das perigosas que comentei no programa é a dieta da bola de algodão, na qual as pessoas mergulham pedaços de algodão em algo como suco de laranja. Elas comem o algodão para não ingerir calorias e se sentir satisfeitas. Isto é extremamente perigoso, porque pode bloquear o trato intestinal. Se uma dieta soa muito louca e extrema, então ela provavelmente é mesmo.

MC - Quais são os melhores ingredientes para aumentar o metabolismo e como usá-los?
Dr. Oz- A melhor maneira de aumentar o seu metabolismo é com o exercício físico. E você não precisa correr uma maratona. Tente fazer uma série de exercícios curtos ao longo do dia. E certifique-se de fazer musculação para aumentar a massa muscular. As células musculares queimam mais calorias do que as células de gordura, mesmo quando você não está se exercitando!

MC - Na sua opinião, uma dieta detox é uma boa maneira de perder peso? Por quê?
Dr. Oz A melhor maneira de perder peso e mantê-lo é mudando os hábitos alimentares. Afinal de contas, todos nós queremos uma dieta que dure, certo? Então, um detox pode ser uma boa maneira de potencializar a perda de peso e ainda se livrar das toxinas, mas não deve ser um plano de longo prazo. Além disso, antes de fazer qualquer dieta do tipo, oriente-se com um médico e verifique se você está bem o suficiente para a dieta não colocar sua saúde em risco.


MC - Você fala muito sobre comer limpo. Isto é um detox? Por que é tão importante? Quantas vezes devemos fazer isso? O que é permitido comer neste processo?

Dr. OzComer limpo não é uma desintoxicação ou dieta radical. É um estilo de vida. É importante porque mantém o corpo saudável e em forma para se ter uma vida longa com boa saúde. Muito disso tem a ver com não comer alimentos altamente processados, que muitas vezes possuem muitos sais e açúcares. Eles podem provocar problemas cardíacos, obesidade, diabetes e uma série de outros problemas de saúde. Carnes vermelhas processadas têm sido associadas ao câncer de intestino.

Os melhores alimentos são os integrais, naturais e não processados. É isto que quero dizer com limpo. Não significa que você precisa abandonar seus pratos favoritos. Apenas torná-los mais saudáveis, com grãos integrais, frutas frescas, vegetais e carnes orgânicas [animais alimentados com capim sem hormônios]. O mesmo vale para os ovos. Comer limpo é simples,  fácil de fazer e seu corpo agradecerá.

MC - Qual dica você daria para resistir aos doces quando estamos de dieta?
Dr. Oz - Quanto menos você come alimentos açucarados, menos você os deseja. Mas todos nós queremos uma sobremesa de vez em quando. Apenas certifique-se de que ela é saudável. Em vez de doces, opte por iogurte com calda de mel, pois ele é melhor do que o açúcar. Ou coma uma fruta.. Outra ótima opção é um pedaço de chocolate meio amargo, que é cheio de antioxidantes saudáveis ​​para o coração.

MC - O quanto a dieta e os exercícios físicos são importantes num processo de perda de peso?
Dr. Oz - Não há um campeão. Ambos são igualmente importantes. E não se deve fazer nada ao extremo. Se você está se exercitando muito, certifique-se de ingerir grãos integrais e proteínas para reabastecer os músculos e manter sua energia. Não passe fome e malhe até a exaustão. Exercício é bom para cada parte do corpo, do coração ao cérebro, por isso, nunca pare com as atividades físicas só porque você está comendo menos.

MC - Como a folga da dieta funciona? É recomendado para todos?
Dr. OZSim, a folga da dieta é recomendada para pessoas de todos os tipos físicos e hábitos alimentares. Realmente funciona! Ela tem base na ciência, e é o que o nome diz. Você come de acordo com a dieta seis dias da semana e, então, tira uma "folga" por 24 horas. Você não irá acabar com seu esforço, mas irá desfrutar de seus alimentos favoritos com moderação.

MC - Você poderia dar algumas receitas de sucos ou vitaminas que ajudam na perda de peso?
Dr. OZ - Certo! Eu adoro um bom smoothie. Este é feito com todos os tipos de nutrientes e você pode adaptá-lo para incluir os alimentos que gosta. Aqui estão alguns dos meus favoritos do dia da "folga".
Para o café da manhã, experimente um smoothie de manteiga de amêndoas com banana. A sua textura rica e cremosa vai deixá-lo satisfeito.


Ingredientes
200 ml de iogurte natural
1 colher de sopa de manteiga de amêndoa
1/2 de banana
1 colher de sopa de óleo de linhaça ou semente de linhaça moída
gelo (use para deixá-lo menos espesso)

Modo de fazer: bata os ingredientes no liquidificador até criar um suco homogêneo. Seja criativo com seu smoothie, adicione mais ingredientes à mistura.

Veja algumas opções
- 1/2 xícara de mirtilos frescos com 2 colheres de chá de gengibre.
- 1 xícara de couve picada com 1/2 colher de chá de açafrão.
- 1/2 xícara de morangos / framboesas com extrato de baunilha com 1 colher de chá.

Créditos: Revista Marie Claire – Acesso dia 27 setembro de 2016

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Mais do que perder peso, eu queria era manter o peso...Isso é que é dificil...bjo amiga!

      Excluir