segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Quais são os efeitos da gargalhada no corpo?

Humor na cabeça: o córtex, localizado na superfície da massa cinzenta, é responsável por disparar o riso. Ao ouvirmos uma piada, o hemisfério esquerdo trabalha para decifrar a mensagem transmitida. Feito isso, o hemisfério direito processa emocionalmente a informação, o que nos permite compreendê-la como algo engraçado.

Faxina nos pulmões: a risada aumenta a quantidade de ar captada pelos pulmões e facilita a saída de gás carbônico. Isso amplia a frequência de batimento dos cílios dos brônquios, que mandam impurezas e micro-organismos estranhos para fora mais rápido.

Exercício intenso: quando rimos, promovemos uma série de contrações curtas e fortes nos músculos do abdômen e no diafragma. Como resultado dessa ginástica, há uma melhora na irrigação e no funcionamento dos órgãos internos.

Relaxamento total: toda a musculatura desfruta dos benefícios de uma boa gargalhada. Graças à endorfina, neurotransmissor liberado pelo cérebro, entramos em um estado de profundo relaxamento, mandando dores e tensões embora.

Coração fortalecido: rir é uma ótima pedida para quem deseja fortalecer o coração. Isso porque a musculatura cardíaca fica relaxada, os vasos dilatam e a pressão arterial é reduzida, o que ajuda a prevenir infartos e derrames.

Defesas turbinadas: os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, despencam quando caímos na risada. Como consequência, há um aumento da produção de células brancas essenciais no fortalecimento do sistema imune.

Por que choramos de tanto rir?
Durante um ataque de riso, os músculos risório e zigomático, localizados nas maças do rosto, se contraem e pressionam as glândulas lacrimais, ativando-as. Com o estimulo, elas podem acionar a produção das lágrimas, que se acumulam no lago lacrimal até transbordarem.

Créditos: revista Saúde

Um comentário: