terça-feira, 15 de maio de 2018

Dente-de-leão – elixir para o fígado

Poucos imaginariam que uma planta tão comum como o dente-de-leão tivesse tantas propriedades e fosse tão útil. No entanto, é exatamente isto que acontece. 

No livro "Enciclopédia da Medicina Natural", publicado na Inglaterra em 1990, os autores dizem textualmente: "Enquanto muitos indivíduos consideram que o dente-de-leão comum é uma erva daninha indesejada, os herboristas em todo o mundo reverenciaram essa erva valiosa durante muitos séculos". 

Neste livro o dente-de-leão é a primeira planta que os autores recomendam para o tratamento de problemas do fígado. 

Segundo eles, é considerado como um dos melhores remédios hepáticos, tanto como alimento quanto como remédio". Isto é, as folhas do dente-de-leão dão uma excelente salada e as folhas e as raízes se usam como chá, tudo com efeitos benéficos sobre o fígado. 

Claro que tem também outras propriedades, como diz o livrinho do Irmão Cirilo, ‘Plantas Medicinais’: "... Depurativo, bom para fígado e pele, melhora o sangue fraco, falta de apetite, prisão de ventre, seu suco tomado em água é um vantajoso fortificante dos nervos."

E não param aí as suas vantagens. Num livro espanhol sobre plantas comestíveis se diz: "As raízes desta planta, torradas e moídas, se utilizam para fazer café de dente-de-leão, do qual se diz que não pode distinguir-se do café verdadeiro, possui também propriedades tônicas e estimulantes"

Afinal que planta extraordinária é esta e onde encontrá-la? Seu nome científico é Taraxacum officinale, da família Compositae. Na realidade ela é conhecida mais como "erva daninha indesejada", encontrada muito em hortas, jardins, terrenos baldios, beira de estradas e lavouras. 

É muito infestante: das flores amarelas se forma uma bola branca de sementes, que o vento espalha. Além disso tem uma raiz reta e profunda, que, cortada superficialmente, brota de novo. 

As folhas formam uma roseta ao nível do solo e são profundamente recortadas, donde o nome dente-de-leão. Originário da Eurásia se espalhou pelo mundo todo. Na Europa é tão comum que recebeu uns 500 nomes populares diferentes. 

Por tudo isto se reconhece que o simples e comum dente-de-leão não deve ser considerado uma planta invasora indesejada, mas um bom pasto para os animais e para os homens uma comida saudável e um remédio eficiente.

Plantas medicinais - P. Clemente J. Steffen, S.J. / Instituto Anchietano de Pesquisas/UNISINOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário